OLÁ,AMIGOS!

Sejam bem vindos ao meu Blog! Fiquem à vontade para criticar ou elogiar meus posicionamentos...

Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DO AMOR PRÓPRIO NA PELA FELICIDADE

A importância do amor próprio
na busca pela
felicidade
por Heloisa Capelas


Quer reconhecimento? Reconheça-se. Quer
respeito? Respeite-se. Quer felicidade? Seja feliz
no agora. Tudo se realiza, primeiro, dentro de
você.
É interessante pensar como a palavra amor é um
conceito com foco no que é exterior a nós. Na
maior parte das vezes, falamos e pensamos no
amor associado a alguém ou a algo fora de nós.
Provavelmente, deve ser por causa do
condicionamento que recebemos ao longo da vida,
do nosso aprendizado desde a infância. A verdade
é que amamos condicionalmente. E, assim, a força
do nosso amor fica na troca. Eu dou, logo recebo.
Se recebo, então dou. Às vezes só damos, é
verdade, mas, como regra, esperamos alguma
reciprocidade no amor. Ao me deparar com tantas mazelas, seja na vida pessoal ou na profissional
- relacionamentos ruins, falta de liderança, brigas no trânsito e nos meios de transporte,
corrupção etc. -, somadas à busca e ao ideal de felicidade, confirmo, cada vez mais, minha
convicção de que a raiz de nossos problemas está mesmo é na falta de amor.
Contudo, não é a este amor de "fora" a que me refiro. A falta que está nos destruindo e que
destaco em meu novo livro "O Mapa da Felicidade", é do amor de "dentro". Este é o maior amor do
mundo. O amor-próprio. O amor que devotamos a nós mesmos e que vai além daquilo que lemos
em matérias de revistas ou vemos em publicidade de cosméticos.
Você tem amor por si? Responda com sinceridade. Quando cada um descobre essa capacidade e
se apropria dela de modo integrado, promove um relacionamento muito melhor consigo mesmo.
Dessa forma, instala-se em você a vontade de fazer o melhor por si mesmo (muitas ciências
sociais teorizam que é da natureza humana agir em benefício de si, sem que isso signifique
prejudicar o outro). A riqueza está também em constatar que as relações com todos os que estão
à sua volta, parentes, amigos, sociedade, ganham em qualidade, amorosidade e compaixão.
No amor condicional, vivemos à espera de que os outros nos amem, nos respeitem, nos
considerem. Para isso, inclusive, usamos de alguns artifícios: compramos presentes, somos
bonzinhos, cuidamos com mimos, fazemos de tudo para ganhar reconhecimento e cobrimos as
pessoas de agrados. Por vezes, podemos também nos tornar muito exigentes e cobradores, por
ser esta uma forma de como aprendemos, inconscientemente, a representação de amor na
infância - afinal, fomos 'exigidos e cobrados' pelo amor dos nossos pais ou educadores.
Amar-se significa fazer tudo isso primeiro para si mesmo. Você se trata como a um amigo a quem
admira? O segredo, como a maioria deles, é simples, mas difícil de ser colocado em prática. Você
quer o amor dos outros? Ele vem quando você começa a se amar.
Quer reconhecimento? Reconheça-se. Quer respeito? Respeite-se. Quer felicidade? Seja feliz no
agora. Tudo se realiza, primeiro, dentro de você.
O amor-próprio é, portanto, um amor incondicional. Nele eu me amo com todo o meu bem e com
todo o meu mal. Com todos os meus erros e as minhas dificuldades, em todas as vezes que piso
na bola e faço algo de que não me orgulho. Com todos os meus acertos e as minhas qualidades.
Com aceitação verdadeira. Não me amo apenas se eu fizer o bem ou conseguir bons resultados.
Ao longo dos anos, aprendi a metáfora perfeita para nosso poder criador: somos uma usina
geradora de energia. O que estou colocando dentro de mim alimentará meus resultados. O que eu
gerar é o que vou atrair. Assim, se tenho amor por mim, atrairei amor. O que você está colocando
dentro de si para ser a usina geradora de sua positividade e sua felicidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário