OLÁ,AMIGOS!

Sejam bem vindos ao meu Blog! Fiquem à vontade para criticar ou elogiar meus posicionamentos...

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

DETALHES TRISTES DE UMA HISTÓRIA DE VIDA

Bom,continuando com a história do destino de minha mãe,dona ISOÍ,lembro-me de alguns detalhes muito tristes que ela me relatava.Enquanto meu pai,seu Nestor, estava na Guerra,minha mãe,dona Isoí, ficou com uma aliança no dedo e um grande amor na cabeça...Ficou tomando conta das duas irmãs mais novas,as quais faziam-na de "escrava",elas queriam tudo nas mãos e na hora certa.Minha mãe lavava,cozinhava e limpava a casa para elas.Minha mãe dizia:eu engomava o uniforme do teu avô,pois ele era ferroviário e tinha um uniforme bem branquinho e com os botões dourados que brilhava à luz do sol...Minhas irmãs ficavam dormindo o dia inteiro e levantavam para me incomodar,elas queriam até comida na boca!E quando eu não obedecia as ordens delas,faziam queixas para o meu pai que sempre me espancava...Um dia fiquei muito machucada e minha irmã mais velha, que era casada, me convidou para morar com ela e ajudar a cuidar dos meus sobrinhos...Aceitei o convite, pois minha avó disse que tomaria conta das meninas e que meu pai não merecia que nós ficássemos com ele..."Esse negro ainda vai morrer sozinho e louco"!-dizia ela.Na casa de minha irmã mais velha,tua tia Joana,eu ajudava em todos os afazeres da casa.Ela sempre tinha muito serviço,pois ganhava um filho por ano.Veio as filhas gêmeas e tinha um bebê pequeno.Eu lavava roupa sem parar.Eram pesados cobertores que eu não tinha forças para torcer e colocar no varal,pois era muito magra e fraca!Mas,tinha um pouco de paz,apesar de saber que meu pai se definhava,isto é,já mostrava os sintomas da doença mental.Agora,o teu pai,o seu Nestor, também teve uma infância muito sofrida.Ele passava muita fome...Um dia, ele estava sem comer há quase três dias e já não aguentava mais a dor da fome.Foi em todas as latas de lixos e não encontrou nenhuma banana ou tomate podre para comer.Estava desesperado!Ele viu,então, um monte de lenha fora do portão de uma casa,foi a sua salvação.Ele pediu para a dona da casa se podia colocar aquela lenha para dentro e arrumar para ela,o que ela concordou.Depois do serviço feito, ele pediu a ela um copo de água,mas, ela notou pelo seu semblante, que ele estava com "fome" e lhe trouxe o copo de água e um pedaço de pão.Foi o pedaço de pão mais "gostoso" da vida dele!Ele saboreou cada pedacinho daquele pão que seria sua única refeição naquele dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário