OLÁ,AMIGOS!

Sejam bem vindos ao meu Blog! Fiquem à vontade para criticar ou elogiar meus posicionamentos...

Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2010

APRESENTO A DONA ISOÍ DE CASTRO SEGUNDO


Estou repetindo muito algumas passagens da história de vida de Dona Isoí de Castro Segundo,minha mãe.A partir de agora vou relatando os fatos com apenas uma personagem: ISOÍ,esse é o nome da personagem principal dessa história.Apresento-lhes a foto que marcou a vida dela em Santa Maria...

sexta-feira, 19 de março de 2010

DETALHES TRISTES DE UMA HISTÓRIA DE VIDA

Bom,continuando com a história do destino de minha mãe,dona ISOÍ,lembro-me de alguns detalhes muito tristes que ela me relatava.Enquanto meu pai,seu Nestor, estava na Guerra,minha mãe,dona Isoí, ficou com uma aliança no dedo e um grande amor na cabeça...Ficou tomando conta das duas irmãs mais novas,as quais faziam-na de "escrava",elas queriam tudo nas mãos e na hora certa.Minha mãe lavava,cozinhava e limpava a casa para elas.Minha mãe dizia:eu engomava o uniforme do teu avô,pois ele era ferroviário e tinha um uniforme bem branquinho e com os botões dourados que brilhava à luz do sol...Minhas irmãs ficavam dormindo o dia inteiro e levantavam para me incomodar,elas queriam até comida na boca!E quando eu não obedecia as ordens delas,faziam queixas para o meu pai que sempre me espancava...Um dia fiquei muito machucada e minha irmã mais velha, que era casada, me convidou para morar com ela e ajudar a cuidar dos meus sobrinhos...Aceitei o convite, pois minha avó disse que tomaria conta das meninas e que meu pai não merecia que nós ficássemos com ele..."Esse negro ainda vai morrer sozinho e louco"!-dizia ela.Na casa de minha irmã mais velha,tua tia Joana,eu ajudava em todos os afazeres da casa.Ela sempre tinha muito serviço,pois ganhava um filho por ano.Veio as filhas gêmeas e tinha um bebê pequeno.Eu lavava roupa sem parar.Eram pesados cobertores que eu não tinha forças para torcer e colocar no varal,pois era muito magra e fraca!Mas,tinha um pouco de paz,apesar de saber que meu pai se definhava,isto é,já mostrava os sintomas da doença mental.Agora,o teu pai,o seu Nestor, também teve uma infância muito sofrida.Ele passava muita fome...Um dia, ele estava sem comer há quase três dias e já não aguentava mais a dor da fome.Foi em todas as latas de lixos e não encontrou nenhuma banana ou tomate podre para comer.Estava desesperado!Ele viu,então, um monte de lenha fora do portão de uma casa,foi a sua salvação.Ele pediu para a dona da casa se podia colocar aquela lenha para dentro e arrumar para ela,o que ela concordou.Depois do serviço feito, ele pediu a ela um copo de água,mas, ela notou pelo seu semblante, que ele estava com "fome" e lhe trouxe o copo de água e um pedaço de pão.Foi o pedaço de pão mais "gostoso" da vida dele!Ele saboreou cada pedacinho daquele pão que seria sua única refeição naquele dia...

terça-feira, 16 de março de 2010

Outra vez "O DESTINO"...

Os Milagres no HAITI


Sismo no Haiti (c/ galeria de fotos)

Menina de 11 anos resgatada ao fim de oito dias
Uma semana depois do sismo, continuam a assistir-se a verdadeiros milagres. Depois da idosa e da jovem resgatadas ontem, hoje foi a vez de uma menina. VEJA AS FOTOS - Milagres no Haiti
Lusa
10:05 Quinta-feira, 21 de Jan de 2010


Uma criança de 11 anos foi encontrada com vida pelos vizinhos, no Haiti, oito dias depois do sismo que devastou o país. A menina está hospitalizada numa estrutura francesa, afirmaram médicos de duas organizações no local.

"É realmente um milagre, ela está lentamente a voltar à vida, é abençoada pelos deuses", afirmou Dominique Jean, médico cirurgião de uma organização não-governamental francesa que está a gerir um hospital de campanha com a Alima, outra organização médica.

"Os rins funcionam, vamos hidratá-la suavemente com água salgada e depois vamos progressivamente nutri-la com alimentação mais rica", acrescentou o médico.

Mais milagres
Uma idosa de 69 anos foi resgatada com vida dos escombros da catedral de Port-au-Prince, uma semana depois do violento sismo que abalou o Haiti.

Uma equipa de resgate mexicana arriscou a própria vida, entrando num monte não consolidado de destroços, tendo conseguido resgatar a idosa, que, apesar do tempo que passou, se encontra bem, apenas com lesões numa perna.

No mesmo dia, uma jovem haitiana de 25 anos foi retirada viva e em boa forma dos escombros de um supermercado na terça-feira à noite, sete dias depois de um sismo que devastou boa parte de Port-au-Prince.

"Está consciente e em boa forma", declarou Thierry Cerdan, responsável dos Socorristas sem fronteiras.

A ONG francesa, os bombeiros haitianos e uma equipa de socorro norte-americana demoraram nove horas a retirar Hoteline Losana dos escombros.

Vão uns, chegam outros
Apesar destes milagres, a esperança de encontrar sobreviventes do terramoto no Haiti é cada vez menor e algumas das equipas de salvamento internacionais começam a abandonar Port-au-Prince, com um balanço de cerca de uma centena de pessoas retiradas dos escombros.

No entanto, por outro lado, ao acampamento improvisado num terreno do aeroporto de Port-au-Prince continuam a chegar equipas, pessoas que acreditam que os "milagres acontecem".

São cerca de 1800 pessoas de 48 equipas de todo o mundo que todos os dias acordam na esperança de salvar alguém.

O BOSQUE (Vale a pena ler e refletir)

O Bosque

Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa.

Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias.

O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava.

Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer.

Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava.

Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria.

Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima.

Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo.

Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries.

Disse-me ainda, que freqüentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas.

Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho.

Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei.

Varios anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência.

Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes.

Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho!

O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno.

Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda.

Que efeito curioso, pensei eu...

As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto o tratamento mais fácil jamais conseguiriam.

Todas as noites, antes de ir me deitar, dou sempre uma olhada em meus filhos.

Debruço-me sobre suas camas e observo como têm crescido.

Freqüentemente, oro por eles.

Na maioria das vezes, peço para que suas vidas sejam fáceis:

"Meu Deus, livre meus filhos de todas as dificuldades e agressões desse mundo"...

Tenho pensado, entretanto, que é hora de alterar minhas orações.

Essa mudança tem a ver com o fato de que é inevitável que os ventos gelados e fortes nos atinjam e aos nossos filhos.

Sei que eles encontrarão inúmeros problemas e que, portanto, minhas orações para que as dificuldades não ocorram, têm sido ingênuas demais.

Sempre haverá uma tempestade, ocorrendo em algum lugar.

Portanto, pretendo mudar minhas orações.

Farei isso porque, quer nós queiramos ou não, a vida é não é muito fácil.

Ao contrário do que tenho feito, passarei a orar para que meus filhos cresçam com raízes profundas, de tal forma que possam retirar energia das melhores fontes, das mais divinas, que se encontram nos locais mais remotos.

Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem e os ventos gelados soprarem, resistiremos bravamente, ao invés de sermos subjugados e varridos para longe.

Autor desconhecido






" Nenhum pessimista jamais descobriu os segredos das estrelas, nem velejou a uma terra inexplorada, nem abriu um novo céu para o espírito humano." Hellen Keller

quarta-feira, 10 de março de 2010

CHA DA FOLHA DE MAMÃO PAPAIA

Porto Alegre - Quarta-feira, 10.03.10Página inicialEnquetesComo anunciarFale conosco Últimas notícias Programa Clovis Duarte Hoje na TV Próximas atrações Últimos programas Links favoritos Chá de papaia possui alto poder anticancerígeno, diz pesquisa
10.03.10 - 07:06


O chá do extrato de folha de papaia contém propriedades que combatem com grande poder os vários tipos de câncer e não deixa sequelas de nenhum efeito tóxico, como ocorre com outras terapias, segundo uma pesquisa da Universidade da Flórida (UF) divulgada nesta terça-feira.

O pesquisador Nam Dang da UF e um grupo de cientistas japoneses documentaram os poderosos efeitos anticancerígenos da papaia sobre o câncer de útero, de mama, fígado, pulmão e pâncreas, através de testes em laboratório com uma ampla variedade de tumores.

Os pesquisadores utilizaram um extrato de folhas secas de papaia e os efeitos anticancerígenos eram mais fortes quando as células recebiam maiores doses de chá, disse a UF.

Pela primeira vez, um estudo comprovou que o extrato de folha de papaia estimula a produção de moléculas essenciais do tipo citoquinas Th1.

Esta regulação do sistema imunológico, junto ao combate direto do tumor em vários tipos de câncer, sugerem possíveis estratégias terapêuticas utilizadas pelo sistema imunológico para combater o câncer, acrescentou a Universidade.

Além disso, o fato de o extrato de papaia não possuir nenhum efeito tóxico nas células normais evita uma consequência devastadora comum em muitas terapias anticancerígenas, indicou.

Os cientistas utilizaram dez tipos diferentes de células cancerígenas e as expuseram a quatro graus de concentração de extrato de papaia durante 24 horas, medindo seus efeitos após esse tempo.

A concentração reduziu o crescimento dos tumores em todos os cultivos, segundo o estudo.

A pesquisa também foi publicada na edição de fevereiro do Jornal de Etnofarmacologia, informou a UF.



Fonte: UOL
Ler a notícia na origem.
Busca no site:






.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Amores e compromissos...

Amores e compromissos...A mãe ficou dois anos sem ver meu pai que estava na Segunda Guerra Mundial sem saber notícias,a não ser pelos jornais e rádios.Nesse meio tempo ela se apaixonara por alguém...Esse alguém ficou com ela para sempre!Desse amor restou apenas uma foto que saira nas Colunas Sociais de Santa Maria,ela toda orgulhosa,quando olhava aquela foto,dizia: fui eleita a "guria mais bonita da minha rua,Rua Tuiuti em Santa Maria..."Mas,valeu para o resto de sua vida aquele amor platônico. Uma canção do Rei Roberto Carlos fazia ela lembrar e chorar,cuja letra cantava seus verdadeiros sentimentos.Era "A DISTÂNCIA",música linda...que muitas vezes eu a vi cantando e se emocionando:"Nunca mais você ouviu falar de mim..." e por aí vai... Agora esse amor platônico que ficou no seu passado, lá em Santa Maria fez com que ela fosse muito triste e melancólica,e, foi prejudicial ao seu casamento com o meu pai.Ele sempre foi um excelente amante,companheiro,um ótimo pai de família!Mas,o AMOR,sempre o amor é complicado quando casamos por um compromisso ou por um capricho do Destino! "NUNCA MAIS VOCÊ OUVIU FALAR DE MIM...
Mas eu continuei a ter você
Em toda esta saudade que ficou...
Tanto tempo já passou e eu não te esqueci.

Refrão:
Quantas vezes eu pensei voltar
E dizer que o meu amor nada mudou
Mas o meu silêncio foi maior
E na distância morro
Todo dia sem você saber.

O que restou do nosso amor ficou
No tempo, esquecido por você...
Vivendo do que fomos ainda estou
Tanta coisa já mudou, só eu não te esqueci.

Refrão

Eu só queria lhe dizer que eu
Tentei deixar de amar, não consegui
Se alguma vez você pensar em mim
Não se esqueça de lembrar
Que eu nunca te esqueci... Ela cantava e se emocionava toda vez que ouvia essa canção...

terça-feira, 2 de março de 2010

TERREMOTO NO CHILE DEVE TER ENCURTADO OS DIAS DO PLANETA TERRA

calcula Nasa
Publicidade
da Folha Online

O terremoto de magnitude 8,8 que aconteceu no Chile no sábado (27), deve ter encurtado a duração de cada dia na Terra, calcula a Nasa (agência espacial norte-americana).

A alteração calculada é de cerca de 1,26 microssegundos (um microssegundo equivale a um milionésimo de segundo).

Reprodução

Terremoto no Chile deve ter encurtado dias e alterado eixo de massa da Terra, calcula Nasa; impacto foi mais forte que em 2004
Usando um modelo complexo, Richard Gross, cientista do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, na Califórnia, e seus colegas, calcularam também que a rotação da Terra foi alterada como resultado do terremoto, porque o eixo de massa da Terra se moveu.

A alteração do eixo de rotação é estimada em 2,7 miliarcsegundos --por volta de 8 centímetros, ou 3 polegadas.

É em torno desse eixo é que a massa do planeta é equilibrada. Os cientistas não se referem ao eixo Norte-Sul, que tem uma diferença de cerca de 10 metros.

Indonésia

Gross também usou o modelo para estimar as consequências do terremoto de magnitude 9,1 na região do oceano Índico, em 2004.

Este terremoto, que afetou a Indonésia, teria encurtado o período de cada dia em 6,8 microssegundos e alterado o eixo da Terra em 2,32 miliarcsegundos (cerca de 7 centímetros, ou 2,76 polegadas).

O cientista disse que, mesmo que o terremoto no Chile tenha sido menos forte que o indonésio, o cálculo indica que o recente chileno tenha alterado um pouco mais a posição do eixo por duas razões.

A primeira é que o do Chile aconteceu em latitudes inferiores da Terra, o que o faz mais efetivo em alterar o eixo da Terra. O de 2004 ocorreu próximo à linha do Equador.

A segunda é que a falha subterrânea responsável pelo terremoto chileno tem um ângulo mais abrupto que a falha no oceano Índico. Isto faz o deste ano mais efetivo em mover a massa da Terra verticalmente, e também em alterar o eixo da Terra.

Compartilhe

twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg
Leia mais

Auxílio Reclusão : REVOLTANTE

Hoje,recebi um e-mail de um amigo do Grupo de Mensagens do YAHOO que me deixou revoltada: a partir do dia 01/02/2010 os presos receberão um Auxílio de R$ 780,00(setecentos e oitenta reais)por número de filhos...Se o "coitadinho"do presidiário tiver 5 filhos,receberá quase R$ 4.000,00...É um ABSURDO!É PISOTEAR em cima de nós contribuintes e trabalhadores que ralamos para ganhar um salário mínimo de R$ 510,00.Enquanto o "bandido"além de comer,dormir e beber as nossas custas, ainda receberá um auxílio do governo por comandar o crime de dentro das prisões...ESSE PAÍS TEM JEITO????