OLÁ,AMIGOS!

Sejam bem vindos ao meu Blog! Fiquem à vontade para criticar ou elogiar meus posicionamentos...

Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

POR QUE ALGUMAS PESSOAS SÓ DÃO VALOR QUANDO PERDEM?



Por que algumas pessoas só dão valor quando perdem?
Por: Rosana Braga
 

Não sei o que é pior: já ter conhecido alguém que só dá valor ao que tem depois de perder, ou ser alguém assim. Não estou julgando. Não se trata de valores morais ou avaliações do tipo “certo” ou “errado”. O que quero dizer é que é mesmo lamentável só conseguir se dar conta de algo ou alguém quando já é tarde demais!

Sei que, aos mais céticos, parece conversinha inútil. Mas tenho visto, ouvido e até acompanhado algumas histórias de dar pena. Triste mesmo! De gente que parece estar contra si mesmo. De homens e mulheres botando a perder o que têm de melhor e de mais importante em suas vidas, simplesmente por não conseguirem enxergar o belo, o bom, o que, aos seus olhos fechados, parece pouco...

Muito já se repetiu que temos dois caminhos para aprender qualquer lição nesta vida: pelo amor ou pela dor. Em geral, infelizmente, escolhemos o segundo caminho. Claro, inconscientemente. Mas isso não nos torna vítimas ou inocentes. Nem culpados ou algozes, no entanto.

Trata-se, sobretudo, de uma constatação que deve, sim, servir para nos tornar mais atentos. É fato que já passou da hora de muitos de nós tomarmos uma boa sacudidela. Um susto suficientemente grande para nos fazer acordar e manter os olhos bem abertos!

Por todos os lados, vemos pessoas sendo amadas sem sequer notar, quiçá valorizar ou retribuir! Pessoas recebendo oportunidades incríveis, vivendo com familiares e amigos maravilhosos, estando em lugares imperdíveis... e nada! Só reclamando, só se lamentando, só desperdiçando. Pecando a vida!

Acreditam que a fonte nunca seca. Apostam que podem ignorar, disfarçar e adiar o amor à seu bel-prazer que nada vai mudar. E pior: acham que se mudar, nada vão perder, nada vão sentir, nada vão sofrer.

Mas quando chega o tal dia em que o outro se cansa e vai embora, ahhh, quando chega esse dia, é inacreditável o que já vi acontecer! Alguns, primeiro dão de ombros, como se nem se importassem. Mas com mais ou menos dias... para quase todos, o desespero bate! A lucidez chega e a impressão que dá é que, após curto-circuito, suas luzes se acenderam!

Mas agora? Agora acabou. Finito. O outro não quer mais. Cansou de tentar. Cansou, não de sua perfeição, porque isso não existe. Cada qual tem sua parte no enredo vivido. Mas, sim, cansou de se relacionar no escuro do outro!

E assim, diante da falta, do suposto abandono, arregalam os olhos! Reagem como se estivessem surpresos! “Como assim?!? O que houve?!?” E a fim de tentar reverter a situação, tornam-se tudo o que poderiam ter sido, mas nunca se dispuseram a ser! Flores, cartas, galanteios e declarações. Lágrimas, pedido de perdão, reconhecimentos e elogios.

As certezas, até então inexistentes, brotam de um não sei onde, baseadas num não sei o que, recheadas de propostas tão aguardadas, mas que jamais foram feitas. Onde estava esse desejo? Onde estava essa pessoa? Onde estava esse coração?

Preso em sua própria armadilha! Certamente escondido, defendido, entorpecido de falsas verdades, crenças distorcidas e enganos, tristes enganos. Sim, estou certa de que sua dor é mesmo real agora. Talvez tenha mesmo acordado. Mas talvez seja só a dor do vazio, da perda. Talvez seja a frustrante constatação de sua incapacidade de se entrelaçar. Talvez... Quem pode saber o que se passa?

Eu não posso! Quem esperou por atitudes durante tanto tempo também não tem como saber. Sem garantias. Sem certezas. Só quem pode descobrir qual a real disponibilidade, quais são os sentimentos pelos quais está pronto para viver é quem, de fato, acordou!

Portanto, se você é quem se cansou de esperar e foi embora... ou se você é quem, enfim, se deu conta de que estava dormindo, minha sugestão é que se aquiete, pare, respire, medite... Dê tempo ao tempo. Dê tempo ao outro e a si mesmo. Tente ser o mais honesto possível com seu próprio coração. A resposta virá de dentro. Da sua essência e não da sua tormenta.

E, por fim, se você nunca passou por isso, esteja atento ao seu amor para evitar as armadilhas. Porque não me restam dúvidas de que sucumbir a elas dói. Dói demais! E não há analgésico que faça passar. 
Um mantra em homenagem aos nossos ancestrais,os primeiros habitantes das Américas...
Um vídeo em homenagem à YEMANJÀ,orixá que governa os mares e oceanos...

UM VÍRUS CHAMADO DESÂNIMO


Um vírus chamado Desânimo  

Um vírus chamado Desânimo


por Eliana Kruschewsky .

Você sabe como é estar de luto recente, sem ter havido morte alguma? Nem queira saber.

Existe um grande número de pessoas que vive como se estivesse sido contaminado por um vírus, mas um vírus energético que abala todo o emocional das pessoas ao ponto delas se sentirem sem energia, sem ânimo e sem prazer pela vida. Não estou me referindo à depressão profunda, mas, sim, a uma situação, aparentemente depressiva, mas de origem vibracional.

Quando entramos em um ambiente cheio de pessoas com vírus da gripe, é certeza que você se contaminará também? Não. Você só contrairá o vírus da gripe se seu sistema imunológico estiver baixo, abrindo assim, uma oportunidade. O mesmo acontece com nosso campo vibracional que é composto de energia mental (o que pensamos), energia emocional (o que sentimos) energia física (o que pensamos que somos) e energia espiritual (o que religa as demais energias). Para haver contaminação energética, a pessoa tem que estar com uma destas 4 dimensões de energia em deficit energético.

Estar em déficit energético é mais fácil do que imaginamos. Quando estamos com medo, com raiva, inveja, ciúmes, contrariado, chateado, ansioso, triste, agressivo, vingativo; ficamos com nosso campo energético vulnerável a energias de mesmo padrão vibracional.

Nosso campo vibracional está sempre em troca energética, damos e recebemos energias a todo instante, isto sem nem percebermos.
Você já se sentiu mal em determinados ambientes ou ao conversar com determinadas pessoas e não soube explicar a sensação estranha que sentiu?
Pois bem, você estava sentindo a troca energética negativa e seu campo vibracional, estando vulnerável, seria quase certeza haver uma contaminação energética. Uma vez contraído este tipo de vírus, ele fica acoplado em seu campo vibracional através de uma destas dimensões de energias citadas acima e cria-se ali um foco de energia que vai repercutir em sintomas tanto psicológicos quanto físicos.

A maioria das pessoas recorre a ajudas das mais diversas possíveis. Isto quando se conscientizam de que precisam de ajuda. Mas para se dissolver um foco de energia de baixa vibração em seu campo vibracional será necessário um procedimento vibracional, fundamentado em frequências vibracionais de alcance eletroplásmático em conjunto com os tratamentos tradicionais físicos e psicológicos.
Para cada tipo de contágio existem tipos de procedimentos vibracionais.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Caminhos da Umbanda: FOLHAS E ERVAS DOS ORIXÁS

Caminhos da Umbanda: FOLHAS E ERVAS DOS ORIXÁS: FOLHAS E ERVAS SAGRADAS DOS ORIXÁS Folhas e Ervas são a base de praticamente tudo que nos cerca. Na Umbanda é o sangue vegetal que na f...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESTINO OU FATALIDADE?



Destino ou Fatalidade? Após desistir de festa na boate Kiss, jovem morre em acidente no Paraná



23:06 William Felix de Andrade



Jéssica foi até o Paraná buscar o namorado Adriano, que tinha decidido retornar ao Estado Foto: Facebook / Reprodução



Jéssica Röhl escapou do incêndio em Santa Maria por conselho do namorado, Adriano Stefanel, que também faleceu em colisão com uma carreta





Um trágico acidente interrompeu de uma só vez duas vidas e uma história de amor. O casal de namorados Jéssica de Lima Röhl, 21 anos, e Adriano Veber Stefanel, 20 anos, morreu na noite do último sábado, em Toledo, no Paraná, quando o Gol cinza do rapaz se chocou de frente com uma carreta, no Km-319 da rodovia PR-182. Os fatos que antecedem o acidente tornam a fatalidade ainda mais desconcertante.



Natural de Santa Maria, Jéssica cursava Tecnologia em Agronegócio na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus do município de Silveira Martins, onde morava. Ela era uma das organizadoras da festa Agromerados, realizada no sábado do dia 26 de janeiro, na boate Kiss, em Santa Maria, que terminou no incêndio com 237 vítimas fatais. Porém, naquela noite, Jéssica seguiu o conselho do namorado: ficou em casa.



Ainda com o trauma pela tragédia na boate, Jéssica foi encontrar o namorado no Paraná. Santa-mariense e técnico em agropecuária, Adriano trabalhava há cerca de dois anos em um comércio de insumos agrícolas. Dias antes do acidente, pediu demissão. Estava decidido a voltar para o Rio Grande do Sul.



Na noite de sábado, estava tudo preparado para o retorno ao Estado. O pai, Nilton José Stefanel, foi até Toledo para ajudar na mudança. Adriano disse que precisava comprar gelo para acondicionar alguns alimentos que levaria. Eram 21h10min quando o carro colidiu de frente com uma carreta Iveco, com placas de Cascavel, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) do município de Palotina, que foi até o local.



Preso às ferragens, Adriano chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Bom Jesus, em Toledo, mas morreu em atendimento. No dia seguinte ao acidente, Adriano completaria 21 anos. Jéssica não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista da carreta, Neucir do Nascimento, 34 anos, não se feriu.



Os corpos do casal foram transportados na tarde de domingo para Silveira Martins. O enterro ocorreu na manhã desta segunda-feira, no cemitério municipal, e reuniu centenas de pessoas. Parentes vieram da Itália para se despedir.



- Eu nunca gostava das namoradas dele, mas com a Jéssica eu simpatizei de primeira. E ele era uma pessoa perfeita, muito alegre. Não havia uma pessoa que não gostasse dele - lembra a irmã de Adriano, Lisiane Stefanel, 16 anos.



No enterro, a família levou um banner com uma foto do casal, para lembrar o amor que eles irão levar para além da vida.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

TÉCNICAS SIMPLES PARA LIMPEZA E HARMONIZAÇÃO DE AMBIENTES



Técnicas simples para limpeza e harmonização de ambientes

por Bruno J. Gimenes - sintonia@luzdaserra.com.br





A seguir, técnicas simples de limpeza e harmonização que podem ser utilizadas separadamente ou combinadas. Comece já e você notará a diferença instantaneamente.



- Utilize cristais específicos por toda a casa. Cristais de quartzo rosa, branco ou verde e ametistas servem para praticamente tudo.



- Utilização de sprays polarizadores, vaporizadores com ervas, defumadores, aromatizadores, incensos, etc. Crie uma rotina diária de aplicar esses preparados no ambiente, pois eles elevam o psiquismo do local com muita rapidez.



- Realizar a mentalização diária com a luz violeta. Mentalizar luz violeta passando por todos os cômodos da casa: em seguida, a luz branca e selando com luz dourada. Faça isso no mínimo quando acorda e quando vai dormir.



- Faça uma proteção psíquica na sua casa, imaginando que está envolvida por uma pirâmide de luz. As cores fluem de acordo com sua intuição. Pratique isso juntamente com a limpeza, todos os dias, no mínimo de manhã e noite.



- Invocar a presença dos Anjos e Arcanjos. Mentalize que seu lar ou ambiente é envolvido por presenças divinas. Crie isso em sua mente, já é o suficiente. Reze de acordo com sua crença, peça proteção e paz.



- Colocar som ambiente no local, utilizando músicas com sons da natureza, principalmente, com ruídos de água, cachoeira, ou rio. Deixe essa musica tocando em volume agradável, mesmo quando não tiver ninguém no local.



- Utilize SCAP´s e símbolos radiestésicos devidamente sintonizados. Para essa prática é importante que você tenha conhecimento em Radiestesia.



- Faça uso de plantas nos interiores dos ambientes. Os vegetais são nossos aliados e atuam com eficiência na elevação do psiquismo.



- Use de fontes energéticas de água, principalmente, nos cantos com menos circulação de energia (por exemplo embaixo de escadas).



- Use as cores adequadamente. As cores são muito eficientes, mas precisam ser bem entendidas, para não gerar desequilíbrios. A cor verde é muito adequada para quase tudo. O vermelho deve ser muito bem estudado, já que pode gerar grande ativação e estímulo.



- Se você conhecer outras técnicas como, por exemplo, a limpeza energética pela Radiestesia, inclua junto. A combinação de diferentes técnicas potencializa o efeito.



- Colocar bibelôs, cata-ventos, mensageiros do vento e sinetas dispersos no ambiente.



- Periodicamente, borrifar água com sal grosso na proporção de um litro dágua para duas colheres de sopa de sal grosso, aplicando no teto, parede e chão.



- Rezar, meditar no local pedindo paz, luz, harmonia e proteção, fazer isso, no mínimo, uma vez ao dia.



- Fazer ancoragem de reversores psíquicos nos locais necessários (ancorar luzes, proteção ou símbolos de Reiki nos mensageiros dos ventos).



- Outras formas intuídas, desde que tratadas com respeito e cuidado, sendo devidamente estudadas ou conhecidas as suas reações.



Reversores psíquicos



Escolha um local da casa de sua preferência. Utilize para esse fim um amuleto, cata-vento, mensageiro dos ventos, um quadro especial, etc.



No primeiro dia, toque no objeto, já posicionado no local que você escolheu, faça uma oração, afirmando que esse ponto será um gerador de energia positiva em sua casa. Mentalize e invoque a presença dos seres de luz que você confia, imagine cores, visualize elementos que você entender serem adequados. Você pode imaginar animais como lobos, águias, leões, etc. Crie na sua tela mental todo esse ambiente, protegido e energizado.



Agora, se você desejar, peça com intenção que vem do coração, que seu lar possa ser um local transmissor e irradiador de bênçãos. Coloque a sua casa à disposição, para que o plano espiritual possa usá-la para ajudar a transmitir vibrações curativas, abençoadas. Deseje muito que isso aconteça.



Toque firme 3 vezes no objeto. Agradeça.



Faça essa prática por mais 2 dias em seguida. A partir disso, você terá ativado em sua casa, um reversor psíquico, um elemento que vai lhe ajudar muito na elevação e manutenção do psiquismo do seu lar ou ambiente que desejar.



Depois dos 3 dias, sempre que você tocar no objeto, a energia mentalizada sempre se dissipará pelo ambiente. Mesmo assim, é importante, uma vez por mês ao menos, reforçar a ancoragem do reversor. Para isso, faça as mesmas mentalizações, no entanto, apenas por um dia.

Não há limites para o número de reversores.



Uso da energia das plantas como alternativa para limpeza e harmonização de ambientes (Fitoenergética). Faça um chá dessas plantas e aplique no ambiente borrifando com um spray, 2 x ao dia por no mínimo uma semana.



Compostos Fitoenergéticos



Eliminar a melancolia e a tristeza do local:

Chá verde, chapéu-de-couro, carobinha, maracujá, losna e marmelo.



Equilíbrio energético para locais com grande circulação de pessoas (escolas, comércios, órgãos públicos, hospitais, creches, entre

outros):

Pitangueira, cavalinha, boldo-do-Chile e dente-de-leão.



Gerar criatividade, intuição, novas idéias, estimular o pensamento:

Maracujá, cravo-da-Índia e marmelo.



Gerar esperança, motivação, força e vontade:

Maracujá, cáscara-sagrada, hibisco e gervão.



Gerar paz no lar, harmonia e entendimento entre as pessoas:

Marcela, maçã, quebra-pedra e aipo.



Gerar serenidade e leveza:

Laranjeira, alfazema, bardana, hipérico e erva-de-bicho.



Gerar um ambiente meditativo e de reflexão:

Quitoco, ginseng, chapéu-de-couro, hortelã-levante e ipê-roxo.



Limpar e proteger energeticamente:

Canela, erva-de-bicho, louro, boldo-do-chile e ipê-roxo.



Melhorar o relacionamento do casal

Gengibre, camomila, jasmim, guaco e ipê roxo.



Para usar esses compostos em seu ambiente é simples. Faça um chá da receita escolhida, depois coloque o líquido em um borrifador e pulverize pelos ambientes. É importante fazer novo chá a cada uso pois a validade da fórmula no que tange a fitoenergia é de quatro horas.









ASTROLOGIA E SEXUALIDADE



Astrologia e Sexualidade

por Ivan Maia Fernandes - esoteraph@gmail.com





O Novo Dicionário Eletrônico Aurélio da Língua Portuguesa, 3ª. edição, define a palavra "sexualidade" como "o conjunto dos fenômenos da vida sexual". É um assunto que atinge a todos os seres encarnados. Esta energia, quando desequilibrada, leva muita gente aos consultórios médicos e terapêuticos. Ela, de certa forma, ajuda a formar famílias, unir e desunir casais, e é responsável pela vida existente no planeta Terra. Faz muita gente perder a cabeça, cometer loucuras... São inúmeras as questões que a envolvem. Que energia é essa? Por que atraímos pessoas de um determinado tipo? Será a homossexualidade uma opção sexual ou uma predestinação?



A análise astrológica da sexualidade, apesar de complexa, pode apresentar algumas respostas ou explicações. Mas, ela não deve se limitar apenas aos planetas Marte - o impulso, e Vênus - o amor. O mapa astral de nascimento representa o campo vibracional da pessoa. Assim, a configuração completa do mapa influencia na maneira como lidamos com todos os assuntos, inclusive o sexo.



É uma característica nossa classificar as pessoas das mais diversas maneiras. No tocante ao sexo, basicamente, nos definimos como: heterossexuais, homossexuais ou bissexuais. E dentro de cada uma dessas categorias existem diversas classificações que extrapolam o imaginário. Na base de tudo, está o desejo de ser feliz, uma necessidade básica, uma carência. Ressalto que "os astros inclinam, mas não determinam", e que o ambiente familiar/social e os fatores físico-psicológicos também influenciam bastante.



Se o sexo é biológico, a sexualidade é social. E é no meio social, onde se vive, que ela se expressará. O sexo é energia na sua forma mais bruta e primitiva. Está presente na perpetuação da vida de todos os seres encarnados. Seu fluxo por nossos corpos pode estar bloqueado, normal ou estimulado. Como lidamos com ela? Por que algumas pessoas tem mais ou menos disposição para a prática do sexo?



Astrologicamente, a energia sexual se origina em Plutão, nas profundezas do inconsciente, e realiza um grande trajeto até chegar a Saturno - o filtro, a restrição, com seus julgamentos, o carma, limites, crenças (religião/espiritualidade) e tabus. Depois do crivo saturnino, que lhe dá forma, será ou não liberada para Júpiter - a expressão, abandonar todos os empecilhos ao fluxo da corrente, e dar seguimento para Marte, Vênus e Mercúrio, quando então poderá ser expressa nos corpos físico/emocional/mental em ações, sentimentos, emoções e palavras, tornando-se um esforço pessoal e íntimo apenas, conforme frisa o astrólogo Martin Schulman.



Marte ajuda Júpiter a superar a barreira de Saturno. Como o consumo da energia sexual em Marte, ela se modifica, incorporando sentimentos de amor em Vênus, que a suaviza. As trocas homem-mulher, yang-yin levam a uma compreensão maior um do outro. Essa energia, originariamente bruta e forte, abrandada por Vênus, consegue ascender até Mercúrio, que traz uma compreensão maior do parceiro, a comunicação, na junção de corpos, nas auras que trocam energias e experimentam o "Deus" que existe no companheiro. Esta seria a expressão máxima da relação sexual, sua plenitude. Claro que, se Vênus não incorporar o amor, essa energia não seguirá o seu fluxo até Mercúrio, onde a satisfatória fusão de freqüências poderá perdurar por semanas.



O orgasmo mental vem por Mercúrio, e o orgasmo emocional pela Lua, o princípio reativo. A Lua, além de agregar emoção ao encontro, retém a lembrança do que foi experimentado, e nutre o Ser com o gostinho de se ter conseguido expressar a função primitiva da procriação, algo que pode nos aproximar da divindade. Mas, até chegar a Mercúrio, outros elementos se apresentam no caminho.



Netuno traz a fantasia sexual, uma espécie de filminho mental que criamos e que serve para nos colocar em contato com o nosso inconsciente. A imaginação, a ilusão, o sonho netuniano age como amortecedor dessa imensa energia. Damos forma, propriedade, um fim para ela e a canalisamos para o que desejamos.



Urano simboliza o magnetismo sexual. Se temos a energia - Plutão, e a canalisamos - Netuno, agora buscamos um parceiro ou parceira para expressá-la. Aí entra Urano. Um Urano "forte", no mapa natal, faz com que pessoas menos bonitas tenham maior poder de atração do que pessoas bonitas, mas com um Urano "fraco". Um Sol "forte", bem aspectado e integrado na psique, também pode ajudar nesse magnetismo.



Os canais energéticos, por onde transita a energia sexual de Plutão até Mercúrio, são representados pelos aspectos(ângulos) entre as posições dos planetas no mapa. Um aspecto harmonioso, entre um planeta e o planeta mais interior seguinte, torna fácil o progresso da energia sexual. Aspectos difíceis simbolizam pontos de obstrução, obrigando a pessoa a superar a dificuldade envolvida.



Além disso, o elemento astrológico, que estuda o campo das experiências humanas na Terra, são as casas astrológicas, que deverá ser objeto de estudo criterioso. Isso pode nos trazer um entendimento maior de "onde a colocamos" e do "porquê agimos" dessa ou de outra maneira, com essa energia tão primitiva e básica como é a sexual.



Um mapa astral representa o nosso campo vibracional e energético, o carma, o dharma, explica as pessoas e situações que estamos atraindo, e como nos relacionamos com tudo isso. O sexo, a paixão e o amor mexem com nossas células e nos fazem sentir vivos. Uma boa leitura astrológica pode auxiliar a entender essa "salada" energética que somos nós.



Muito prazer para você!

















POR QUE A DEUSA VIROU DEUS?




Por que a Deusa virou Deus?



por Regina Ramos - reginacaramos@hotmail.com



A literatura esotérica fala de um passado remoto no qual o poder divino era exercido pela Deusa, pois entendia-se que se a vida originava-se do corpo da mulher, o criador do universo deveria ser a Mãe Divina, a Mãe generosa que tudo provê aos seus filhos. Todavia, essa concepção religiosa e por extensão a ideia do matriarcado sempre foi considerada como uma lenda, um mito, "coisas do misticismo religioso".



No entanto, para a estonteante surpresa do poder andrógino (dominação do homem sobre a mulher e dominação do mais forte em uma organização social estratificada), as escavações arqueológicas mais recentes, por meios de métodos mais científicos como a datação do carbono radioativo ou Carbono 14 e os métodos de datação pelo diâmetro das árvores, revelararam que existiram sim sociedades matriarcais em que as mulheres desempenhavam papéis-chave em todos os aspectos da vida e "a sabedoria da mãe era honrada e seguida acima de tudo." (EISLER). Essas sociedades eram organizadas de modo a não haver superioridade de um sexo sobre o outro; eram sociedades agrícolas, igualitárias e claramente matrilinear, ou seja, a descendência e a herança eram determinadas pela mãe. Estamos falando de organizações sociais dos períodos Paleolítico e Neolítico, de oito a sete mil anos a.C.



Os habitantes dessas sociedades da Europa Antiga eram amantes da vida e da arte, pacíficos e a estrutura organizacional era de parceria, e não de domínio. O culto à Deusa predominou por 800 anos (6.500 a.C a 5.700 a.C). No maior sítio arqueológico neolítico, em Catal Huyuk, na Turquia, foi encontrado um centro artístico muito avançado com pinturas, relevos, estatuetas e esculturas da Deusa revelando a adoração da deidade feminina. Toda arte do Neolítico mostra "a ausência de imagens do tipo dominador-dominado e senhor-súdito, tão características de sociedades dominadoras". Era o glorioso tempo do Cálice, do amor, da parceria, da Deusa.



Então, por que a Deusa foi destruída e seu lugar substituído por Deus? Por que a Mãe Criadora virou O Pai Criador? Por que passamos do Cálice à Espada? Segundo as mais extraordinárias pesquisas realizadas por equipes de cientistas zoólogos, botânicos, antropólogos, paleontólogos e arqueólogos, o que provocou a mudança radical da sociedade matriarcal para a patriarcal, do culto à Deusa e às qualidades femininas de brandura, gentileza, amor, parceria, à cultura de dominação, guerras e violência foi a invasão da Europa Antiga pelos bandos de nômades vindos do nordeste da Europa e da Ásia. Esses povos eram guerreiros regidos por uma casta de sacerdotes guerreiros e o seu deus era feroz, vingativo e raivoso. Assim se instalou o patriarcado pela força, guerra, roubo, saques - toda essa destruição começou por volta do 5º milênio a. C. e perdura até os dias de hoje.



Porém, começamos a ver vestígios de mudança, Dieu merci, no horizonte, pois a humanidade em geral parece não mais aceitar guerras, violência, regimes autoritários e todos temem pela destruição do planeta, nossa casa. Já se começa a falar no retorno da Deusa, ou seja, uma organização social de parceria, sem dominação do homem sobre a mulher tampouco do homem sobre outros homens. Um dos indícios que percebemos é o homem ajudando sua companheira nas chamadas "tarefas femininas" sem ser rotulado de "mulherzinha" como acontecia há algumas décadas e os que ainda persistem em ser "machões" estão mais para jurássicos do que para "homem com h maiúsculo". As mulheres apenas estão retomando seus lugares, como já existia até mesmo na Grécia Antiga em que Diotema era mestra de Sócrates e Platão recebia mulheres como discípulas em sua Academia. E todos iam a Delfos para se aconselharem com a pitonisa.



Oxalá, tenhamos a coragem, a habilidade e a responsabilidade de trazer de volta a sociedade de parceria dos remotos tempos de nossa pré-história. Lembrando-nos ainda que em tempo não tão longe assim Jesus pregou os chamados valores femininos de amor e gentileza e livrou a pecadora de ser apedrejada, tendo também mulheres como discípulas.

Cabe a nós escolher entre o Cálice ou a Espada.













ORIENTAÇÕES PARA 2013




Orientações para 2013



por Ivan Maia Fernandes - esoteraph@gmail.com



Em 21 de dezembro de 2012, iniciou-se oficialmente a Nova Era, a Era de Aquário. Ao olharmos para trás, vemos o quanto a humanidade evoluiu no último século em todos os campos da experiência humana. Se o lema de Aquário é o mesmo da Revolução Francesa - "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" - e representa tudo que é revolucionário e inovador, podemos imaginar o que nos espera daqui para frente.



O ano de 2012 foi regido pela Lua e o inconsciente esteve enfatizado. Que emoções e sentimentos estiveram mais fortes? A expectativa de diversas profecias de "fim do mundo" gerou ansiedade, medo, culpa por erros cometidos, raiva por não ter aproveitado melhor a vida, enfim, tudo bastante exacerbado. Pois bem, o mundo não acabou, respiramos todos aliviados, ou não.



Em 20 de março de 2013, começa o novo ano astrológico, regido por Saturno. Nada melhor para criarmos a estrutura e planejamento dos novos tempos com razão, lucidez, prudência, pragmatismo e maturidade, características marcantes deste astro.



Além dessa regência anual, durante todo o ano, o planeta Saturno estará transitando por Escorpião. E Plutão, planeta regente de Escorpião, transita por Capricórnio, que é regido por Saturno. Ou seja, ocorre uma mútua recepção entre esses dois astros, e isso provocará uma simbiose muito forte. De um lado Saturno, o mestre dos mestres, o velho sábio e cobrador, que faz blitz por onde passa. Do outro lado, o "Deus dos Infernos", que trabalha nas profundezas, transformador, apaixonado e poderoso, dentre muitas outras qualidades "positivas" ou "negativas".



O que mais podemos esperar do "Senhor do Karma" em parceria com o profundo e intenso Plutão? Limpem os porões! O que está escondido, oculto, "por debaixo dos panos", apodrecendo, virá à tona! A cobrança por mudança, regeneração, transformação, mais do que isso, transmutação, acontecerá nos assuntos da casa por onde Saturno passar no seu Mapa Natal. Mas, tudo com paciência, cautela, prudência, objetividade, reaproveitando os "materiais" descartados e a sucata do velho.



Qual o grande objetivo de todos os Seres encarnados? Evoluir espiritualmente durante a sua vida - sair desta melhor do que quando chegou. Alguns até ambicionam muito mais: a ascensão espiritual ou a iluminação. Existirá transformação maior do que essa? Quando pensamos nisso, podemos imaginar o Ser dando "saltos quânticos" e expandindo seu corpo de luz. Para sermos mais didáticos, imaginemos que exista um "portal" por onde se passa a cada ganho espiritual. Atravessando o Portal, transmuta-se a energia e o espírito, saindo diferente do outro lado, com maior quociente de Luz. E o guardião deste portal é Saturno. Cumpriu com os requisitos, passa. Não cumpriu, não passa... simples assim.



Além dessa meta maior, na caminhada evolutiva, buscamos consciência de quem somos: seres espirituais, divinos, vivendo uma experiência física. Assim, temos um "Norte", um projeto, um plano encarnatório, que tão bem é apresentado pela Astrologia no Mapa Natal. Quando nos alinhamos com seus desígnios, o Universo conspira a nosso favor. Quando acontece o contrário, ou seja, nos desnorteamos, acidentes de percurso ou situações de vida tentam nos recolocar no "rumo certo" para sermos quem viemos ser. Pois bem, o "cara" que cobra o que foi planejado é Saturno. Transitando por Escorpião, a cobrança por mudança se dará de maneira mais forte, no assunto da casa astrológica por onde ele estiver transitando no Mapa Natal de cada um.



Daí muitos o chamarem de maléfico, "malfeitor do céu", mas, na verdade, é muito justo e, como tudo tem o seu tempo, e ele é também o Senhor do Tempo, cobra na hora certa. Não tem escapatória.



É hora de amadurecermos e assumirmos mais responsabilidade perante o bem supremo: a vida. Afinal, somos cocriadores com Deus, nesse projeto chamado Planeta Terra. O tempo urge a e a Terra ruge! Metafisicamente, a humanidade alcançou uma massa crítica de evolução de consciência e, com isso, ganhamos a condição para continuarmos. Tudo o que estava previsto acontecer no fim de 2012 não aconteceu. Mérito para nós.

No entanto, precisamos avançar! É como uma escola, a cada série que conquistamos, as lições vão ficando cada vez mais profundas e difíceis. Bom é saber que podemos, que somos capazes, que o trabalho é árduo, mas o bem está prevalecendo e se expandindo. As consciências estão despertando e formando uma grande rede consciencial de Luz em todo o Planeta.



Netuno está transitando em Peixes, o que propicia sonhos, fantasias, inspiração, sensibilidade, amor incondicional... Representa grande impulso para as artes, para a música, a espiritualidade, para se investir no potencial psíquico, de se buscar mais a intuição e as respostas no interior de cada pessoa, na meditação, o que irá contrabalançar o forte lado racional do regente anual, Saturno. Uma época propícia, portanto, para o encontro do material e denso com o sutil e etérico, da ciência com a espiritualidade.



Será um ano de mudar, buscar a perfeição, de transformação intensa. Chega de "mais ou menos", de perder tempo com firulas e com o que não tem jeito e não serve mais. Saia do casulo e voe! Conecte-se ao coração, com seu Ser interior, divino e se abra para seu sexto sentido. Ame mais, começando por você próprio, pois senão não terá amor para compartilhar. Amadureça, seja responsável por sua existência e jornada terrena. Reveja o seu sistema de crenças. É ele que o limita. Por isso, aproveite esta chance e o impulso dos "céus": transmute-se.



Seja bem vindo à Nova Era, ao novo padrão vibracional da Terra!







OS HOMENS FOGEM DAS MULHERES INDEPENDENTES?




Os homens fogem das mulheres independentes?



:: Rosana Braga ::



Quem já não ouviu aquela velha história de que mulher independente e inteligente não tem sorte no amor?! E a situação parece piorar quando ela ocupa um cargo de destaque na empresa em que trabalha ou é a própria empresária?! Obviamente, não podemos generalizar, pois existem muitas mulheres bem-sucedidas e felizes no amor. Mas há uma grande parcela de verdade nesses comentários.

Segundo elas mesmas, parece que os homens fogem das mulheres independentes. Mas é preciso compreender o motivo desta fuga. O que deveria ser qualidade – a mulher ser dona de seu próprio nariz, pagar suas próprias contas e não precisar de um provedor – parece se tornar um obstáculo e até um defeito na hora de conquistar um amor.



As mulheres realmente conquistaram seu espaço. No entanto, não é esse o motivo dos desencontros, mas a forma como ela, muitas vezes, se comporta perante um homem que lhe interessa. A conquista das mulheres aconteceu muito rapidamente e muitos homens ainda não conseguiram assimilar tantas mudanças. Sentem-se perdidos e sem saber qual é o seu novo papel. Se antes, eram vistos como futuros pais dos filhos de suas pretendentes, agora são requisitados como bons amantes e amigos.

As mulheres querem muito mais! Esperam encontrar um companheiro carinhoso, atencioso, que saiba conversar sobre a relação e que possa lhes oferecer a tão sonhada felicidade no casamento. O que era uma questão de sorte (ser feliz no casamento), passou a ser requisito básico.



Até aí, tudo ótimo! A situação complica no momento em que essas mulheres deixam de ocupar o seu lugar de mulher na relação. Cegas por suas conquistas profissionais e cientes de que não precisam de homem nenhum para viver, esquecem de seus atributos femininos e, assim, deixam escapar a possibilidade de viver um grande amor.



Na verdade, essas mulheres têm medo de perder tudo o que já conquistaram em nome de seus sentimentos, o que é um grande equívoco. O amor, quando assumido e vivido, não traz perdas, mas muitos ganhos. A minha sugestão é que as mulheres lancem mão de sua inteligência para resgatar toda a sua doçura e a sensibilidade.

Meiguice, compreensão, capacidade de ouvir e acolher o homem amado fazem parte da essência feminina e os homens buscam essa essência, mesmo aqueles que nem se dão conta disso. Quando conhecem uma mulher que demonstra sua independência através de um jeito muito masculino, ou seja, que se comporta como se estivesse competindo ou medindo forças com eles, terminam se afastando.



E, assim, como gatos e ratos, homens e mulheres se sentem sozinhos, carentes e ávidos por encontrar e viver um grande amor. Mas se os dois conseguirem demonstrar e desempenhar suas verdadeiras essências, suas qualidades de homem e de mulher que são e que compõem um casal, certamente os encontros começarão a ter finais mais felizes.



Então, que a mulher seja forte, independente, inteligente e dona de seu próprio nariz, mas que nunca perca sua doçura, sua incrível e necessária sensibilidade...









VOCÊ RECONHECE SEUS ERROS E LIMITAÇÕES?




Você reconhece seus erros e limitações?



:: Rosana Braga ::



Que todo mundo tem defeitos, creio que não restem dúvidas. Teoricamente, já nos sabemos imperfeitos. Porém, no exercício da vida, parece que, muitas vezes, insistimos em nos achar 'sempre certos' ou nos exigir nada menos que a perfeição. O resultado? Frustrações e confusões na certa!



Penso que o maior problema esteja no fato de não nos aceitar diante dos enganos e das limitações. De não nos acolher. De tentarmos negar o próprio erro. Ou ainda de culpar o outro pelo que sentimos e não gostamos de sentir e pelo que fazemos, mas não gostamos dos resultados. Daí, tentamos os atalhos. Damos desculpas. Inventamos razões de mentira!



A quem estamos tentando enganar? Acreditamos que ao outro, mas enganamos a nós mesmos. E adiamos as soluções. Prorrogamos as mudanças tão necessárias. Deixamos escapar as lições e as oportunidades de, enfim, compreender e aprender. Desperdiçamos tempo e vida. E tem gente que insiste nesta dinâmica durante a maior parte de sua história!



Não tem jeito: jamais acertaremos todas. Impossível saber sempre. E ao menos nesta dimensão, neste planeta, nesta condição, somos uma combinação exclusiva de muitos tons. Luz e sombra. Bondade e intolerância. Amor e desesperança. Coragem e medo. Sim, talvez e não. Quase tudo e quase nada. E no mais, incontáveis possibilidades que preenchem o espaço infinito entre um extremo e outro.



Assim sendo, o segredo é autorizar-se, no sentindo de ser o autor e permitir-se sê-lo. E ser por inteiro. É aproveitar o que não funciona para descobrir o que funciona. É responsabilizar-se, admitir-se. É questionar-se: onde eu tenho errado? Quais têm sido minhas limitações e dificuldades?



Porque quando a gente se conhece, fica muito mais fácil se reconhecer nas situações, nos sentimentos, nas escolhas e nas relações. Fica muito mais fácil assumir o que é nosso e abrir mão do que é do outro. Sem culpas nem apegos, mas com responsabilidade, dignidade e alteridade.



Uma boa maneira de descobrir o que é seu: esteja atento ao que te incomoda! Isso é seu! Se incomoda é porque faz eco dentro de você. Se não faz eco, aí sim não tem nada a ver com você! Não é seu! Mas o problema - ou o começo da solução - é quando faz! É aí que está a oportunidade, a chance, o aprendizado.



O outro é muito simpático e, por isso, você se sente enciumado e inseguro? Não, não é só por isso! Talvez isso contribua para vir à tona seu ciúme e sua insegurança, mas esses sentimentos já eram seus, já estavam aí. São de sua responsabilidade.



O trânsito ou o modo como o outro dirige faz com que você se sinta irritado e impaciente? Não, não é só por isso! Claro que ninguém gosta de esperar ou se atrasar, mas se sentir irritado toda vez que se vê no trânsito, mesmo já sabendo que o trânsito é inevitável - tem muito mais a ver com a sua incompetência para lidar com as frustrações e com sua ansiedade do que com os fatos em si.



Como muito bem afirmou Goethe: "A alegria não está nas coisas. Está em nós!". É isso, simples assim: sempre está em nós e não no outro! Portanto, de nada adianta apostar no que está fora. É preciso investir e lapidar o que está dentro.



Falou o que não devia? Fez bobagem? Errou feio? Comportou-se de forma impulsiva e inadequada diante de um determinado sentimento? Pergunte-se insistentemente: "de que outra maneira eu poderia ter resolvido essa situação?". E ouça a sua voz interior. Ela sabe! Você sabe! Você tem a resposta certa, a sua resposta certa!



Anote esta resposta, se for preciso para lembrar-se dela. Escreva uma nova forma de viver, de ser e de amar. E acredite: enquanto continuar apostando que a culpa é do outro, nada poderá ser diferente. Ao contrário, quando assumir que você é responsável pelo que é... aí, meu querido, ninguém mais pode te impedir! O céu é o limite para sua felicidade!