OLÁ,AMIGOS!

Sejam bem vindos ao meu Blog! Fiquem à vontade para criticar ou elogiar meus posicionamentos...

Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

CAMPO DE HIGGS = FLUÍDO UNIVERSAL








Campo de Higgs = Fluido Universal?

:: Acid ::



"Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis"

(I Coríntios, 3:2)



Toda a comunidade científica comemora a descoberta do Bóson de Higgs (a tal "partícula Deus"). E com razão: quanto mais entendimento científico, mais a humanidade avança em direção ao progresso material e, quem sabe, até mesmo ao espiritual, desvelando os mitos e linguagens de outrora, que mais confundiam que explicavam. Assim como a psicanálise trouxe luz aos mitos, espero que a física possa trazer luz a esse mistério que é o mundo espiritual. Antes eu achava que não haveria interação ALGUMA com a física terrestre, que fosse de outra natureza, outra dimensão, sei lá, mas não é que o blog "Textos pra Reflexão" conseguiu perceber no post "O frescobol cósmico" um paralelo interessantíssimo entre o Campo de Higgs e o Fluido Universal, explicado no Livro dos Espíritos em 1857? Não quer dizer necessariamente que sejam a mesma coisa, mas está claro no texto de que tratam da MESMA relação matéria x campo:



Pode haver este campo de energia que permeia todo o universo. Ele foi inicialmente proposto porque ninguém entendia como as partículas subatômicas ganhavam suas respectivas massas. O campo proposto deve interagir com tais partículas e lhes conferir massa. As partículas massivas devem interagir mais diretamente com tal campo, enquanto partículas sem massa alguma provavelmente sequer interagiriam com ele.



Para compreender melhor esta ideia, podemos usar uma analogia com o oceano e os nadadores. A água faz o papel do campo proposto: um peixe barracuda, por ser esguio e pontiagudo, pouco interage com o campo e pode se deslocar facilmente por ele. A barracuda seria similar a uma partícula com pouca ou nenhuma massa; Em contraste, um sujeito obeso, amante das rosquinhas, se moverá muito lentamente pela água. Em nossa analogia, ele seria uma partícula massiva, pois interagiria bastante com a água.



Se tal campo fluido não existisse, nenhuma partícula teria massa, e veríamos apenas luz e energia por aí. Chamamos a este campo hipotético de Campo de Higgs, em homenagem a Peter Higgs, criador da teoria. O Bóson de Higgs [4] nada mais seria do que a partícula que forma tal campo, da mesma forma que as moléculas de H2O formam a água do oceano.



(adaptado do vídeo de divulgação científica de Don Lincoln, do Fermilab)



Ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre a luz e a matéria propriamente dita, muito densa para que a luz possa exercer alguma ação sobre ela. Embora, sob certo ponto de vista, se possa classificar o fluido universal como um elemento material, ele se distingue deste por propriedades especiais. Se fosse realmente matéria, não haveria razão para que a luz também não fosse. Está colocado entre a luz e a matéria; é fluido, como a matéria é matéria, e suscetível, pelas suas inúmeras combinações com esta e sob a ação da luz, de produzir a infinita variedade das coisas das quais os homens não conhecem senão uma ínfima parte.



Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que a luz se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a gravidade lhe dá.





O EFEITO DA TRANSFORMAÇÃO PLUTONIANA NAS ÁREAS DE EXPERIÊNCIA




O efeito da transformação plutoniana nas áreas de experiência

:: Graziella Marraccini ::



No artigo da semana passada e nos anteriores, analisamos os ciclos promovidos pelos planetas exteriores, ou seja, pelos planetas transaturninos, Urano, Netuno e Plutão. Esses ciclos são transformadores e se manifestam por períodos de crises que nos obrigam a efetuar transformações profundas em nossa vida, muitas vezes virando-a literalmente de cabeça para baixo! E como expliquei nesses artigos, o trânsito de um determinado planeta numa casa astrológica irá se manifestar nesta área específica de nossa vida e com a qualidade inerente ao signo que ocupa essa casa.



Desde janeiro de 2008, quando Plutão ingressou no signo de Capricórnio, deu-se início a um processo de transformação que afetou principalmente o modelo econômico ocidental. Capricórnio, signo regido por Saturno, representa a carreira, as metas profissionais e sociais que nos perseguimos e almejamos alcançar. Ele representa o "status quo" ou seja o modelo econômico e social que é baseado no capitalismo, no consumo. Nunca tivemos tantos bancos quebrando e tantos países em crise! E a crise econômica que se iniciou nos Estados Unidos, se alastrou pela Europa e certamente ainda terá seqüelas também nos países em desenvolvimento. No nível pessoal, como podemos nos adaptar a essa transformação que é necessária para a nossa sobrevivência? Onde encontraremos novos modelos macroeconômicos para continuar no desenvolvimento de nossa sociedade? Eu sou da opinião que tudo se transforma porque "nada no universo está parado". Duas Leis Herméticas explicam esse fenômeno: a Lei da Vibração e a Lei do Ritmo (Leiam as 7 Leis da Sabedoria no meu site pessoal www.astrosirius.com.br). Deduzimos, portanto, que estamos num período de transformação que está nos forçando a encontrar novos modelos, novos objetivos, novos rumos que levarão a humanidade a um novo patamar de desenvolvimento, algo exigido pela Era de Aquário a qual está no alvorecer.



E como o microcosmo é similar ao macrocosmo, também precisamos efetuar essas transformações. Por exemplo, se Plutão estiver transitando em sua primeira casa astrológica, você estará mudando toda a sua maneira de ver a vida e transformará também a sua noção do Eu, parte integrante de sua personalidade. As pessoas ao seu redor começarão a perceber essa transformação, já que seu Ascendente representa, inclusive, a forma como você se apresenta aos olhos dos outros. Talvez você comece a diminuir seu ritmo de atividade profissional, ou pense num tipo de trabalho que lhe ofereça mais satisfação pessoal, mesmo que isso ocorra em detrimento de sua imagem, de seu status.



Obviamente que essa transformação dependerá também de sua idade, ou seja, de sua experiência de vida e de todos os outros fatores que influenciam sua personalidade, por isso estou falando de forma generalizada. Neste período, se você não estiver em contato com a sua necessidade íntima de efetuar profundas mudanças em seus objetivos, a vida ou o cosmo forçará você a fazer isso. Pode ser muito difícil reverter o rumo de sua vida, mas se o fizer de forma consciente, sairá ileso deste trânsito. Ou pelo menos, regenerado, pois essa é a energia proporcionada por Plutão. Ele nos oferece a chance de renascer das cinzas! Dessa maneira, você poderá finalmente se livrar de padrões de comportamento rígidos, limpar o seu eu interior de controles rígidos impostos pela sociedade ou pelo condicionamento familiar e hereditário e mudar seu comportamento.



Enquanto Plutão estiver transitando na sua segunda Casa, você experimentará mudanças na área referentes aos valores materiais, ao dinheiro, as posses. Neste período você pode experimentar uma verdadeira obsessão pelos bens materiais que lhe proporcionam o sentido de segurança e acabará experimentando o terror de ficar sem trabalho, sem dinheiro, sem o sustento! Essa perturbação poderá trazer à tona alguns temores provenientes da infância e rechaçados na psique profunda e que são relacionados com o medo da falta de comida, de afeto e do carinho da mãe. Por essa razão, as pessoas que acumulam posses e bens materiais ou que procuram suprir carências afetivas com compras desenfreadas e desnecessárias podem sofrer muito com a presença de Plutão nesta Casa de seu mapa. Plutão pode provocar também o efeito oposto, ou seja, fazer com que pessoas que nunca se interessaram em posses e dinheiro podem começar a dar muita importância à riqueza e usarão de qualquer artimanha para consegui-lo. A esse propósito, lembro aos caros leitores que leiam a análise do Mapa do Brasil Independência no meu site: o nosso País, infelizmente, possui Plutão na Casa II e ele é regente do Meio do Céu! Será que o Brasil poderá se livrar da corrupção nos meios políticos? Difícil.... mas não impossível.



Bem, caros leitores e leitoras, quero salientar que esses são somente dois exemplos dos efeitos que Plutão provoca em nossa vida durante seu trânsito que pode durar até cinco anos. Não devemos, porém, esquecer que esse planeta nos oferece a possibilidade de fazermos uma limpeza interior muito profunda que possibilitará um renascimento. Costumo comparar o período plutoniano àquele da crisálida que, após o seu período de lagarta, fecha-se dentro de um casulo onde promove a morte da lagarta e o nascimento da borboleta! O nascimento da borboleta só é possível porque ela aceitou "não ser mais lagarta" e aprendeu a voar com suas novas asas! Ela ousou destruir seu estado anterior e abrir o casulo onde se mantinha segura para iniciar um novo ciclo de vida, inteiramente renovada!



Devemos agir da mesma maneira se quisermos sobreviver ao trânsito de Plutão em nossa vida. O efeito deste trânsito sobre os luminares (Sol e Lua) e sobre os outros planetas pessoais pode ser igualmente devastador. Peço aos meus leitores, porém, que não tirem conclusões precipitadas pois somente uma visão completa e ampla de seus trânsitos planetários, feita por um astrólogo experiente poderá esclarecê-los e orientá-lo. Verifique onde está o signo de Capricórnio no seu mapa e analise a qual transformação ele o está obrigando. Acredite, vale a pena se aprofundar um pouco mais nessa investigação. Você se sentirá mais preparado para enfrentar a crise plutoniana e as outras que os outros planetas estão efetuando concomitantemente.







AJUSTE A SUA SINTONIA INTERDIMENSIONAL






Ajuste a sua sintonia interdimensional!

por Flávio Bastos - flaviolgb@terra.com.br



Muitos passam pela vida cumprindo normas, formalismos e obedecendo sem questionar, tudo que emana de um estado de coisas chamado "sistema". Outros terminam os seus dias no mundo do crime sem indagar se a experiência foi ou não válida. Outros, ainda, sucumbem na sintonia do remorso, da mágoa, da perda ou do ódio.



O estágio evolutivo de cada espírito reencarnado, somado à sintese de seu atual livre-arbítrio, determinam o nível de sua sintonia interdimensional, ou seja, a harmonia ou a desarmonia estabelecida entre as percepções sensoriais relacionadas à dimensão física, e as percepções suprasensoriais associadas à sua natureza espiritual.



O apego excessivo a valores materialistas, torna fraco ou inexistente o fluxo energético que nos liga à transcendência e densa a energia que nos conecta à realidade física. Enquanto que o desapego consciente aos excessos da materialidade, intensifica o fluxo transcendental e gera uma sutil energia que nos liga à realidade espiritual.



O equilíbrio destas potencialidades, que representa a aceitação de ambas como energias inerentes à natureza humana, é o caminho que leva o indivíduo inteligente a conhecer-se melhor e a compreender os significados da vida.



Os processos obsessivos, geradores de patologias pelo organismo físico, são resultantes do desequilíbrio energético que desvincula o indivíduo da relação com a sua interdimensionalidade. Porém, nunca é tarde para que despertemos da inércia de nossas energias interiores e visualizemos o que é necessário para ativar o processo de interconexão.



Muitos indivíduos, perdidos no labirinto da inconsciência, não percebem que a saída está na luz de sua próprias consciências. Perambulam pelos tortuosos caminhos da existência, sem encontrar o lenitivo para as dores da alma. Acabam enfermos, desesperançosos e fixados na sintonia do sofrimento. Outros, despertos, percebem as origens de seus fracassos e ativam a energia interior responsável pelo ajuste de sua sintonia interdimensional.



Na vida, nada acontece por acaso e tudo tem uma razão de acontecer. Somos a consequência viva daquilo que fizemos ou deixamos de fazer em prol do bem. A energia que geramos é aquela que destrói ou constrói realidades que são compatíveis com o nosso momento vital. Somos agentes passivos ou ativos de nosso próprio destino, cuja realidade, repleta de caminhos sombrios ou iluminados, depende do senso de orientação interdimensional apurado durante as sucessivas vivências.



O processo que move os acontecimentos da vida inteligente não cessa de fluir. É o indivíduo, que com as suas fixações psíquico-espirituais, paralisa por tempo indeterminado ou torna lento o seu mecanismo, a ponto de sabotar o seu funcionamento ou até mesmo desligar o aparelho vital.



A vida proporciona aprendizados, mas a cegueira existencial impede que as suas lições signifiquem apropriação de conhecimento, porque é mais fácil desempenharmos papéis de vítimas no palco da vida, do que assimilarmos que o êxito é daqueles que lutam e superam obstáculos que a vida costuma oferecer a quem desperta para uma nova percepção de si mesmo inserido em um contexto de relações interdimensionais.



Neste sentido, despertar para as realidades paralelas que nos envolvem, sem perder o discernimento do que é físico, material, e o que é extrafísico, imaterial, é poder visualizar com os "olhos de ver e ouvidos de ouvir" o seu próprio processo vital repleto de experiências, aprendizados e significados. É adquirir um olhar que transcende os limites da matéria, sem perder o foco nas responsabilidades que nos ligam à realidade física.



No entanto, na maioria dos casos, sem uma intervenção que facilite o despertar de consciência para os significados da vida, dificilmente conseguiremos processar conscientemente a libertação da densa energia que nos aprisiona a sentimentos negativos sintonizados no passado.



Paradigma individual que precisa ser alterado para que possamos sentir a "brisa" da liberdade incondicional que toca a alma em sintonia com o corpo físico. Leveza que conseguimos com muito empenho na solução de nossos conflitos íntimos.



Portanto, ajustar a sintonia interdimensional, é manter-se em equilíbrio psíquico-espiritual onde as potencialidades interagem em harmonia. É visualizar do "alto" de um conhecimento adquirido com muita luta interior, o quanto éramos condicionados por um modelo comportamental construído durante as múltiplas vivências do espírito imortal.











VOCÊ É CAUSA OU EFEITO?





VOCÊ É CAUSA OU EFEITO?

por Bruno J. Gimenes - sintonia@luzdaserra.com.br



Infelizmente a maioria das pessoas no mundo, ou seja, um número maior que 95% pode ser considerado efeito. Consequentemente, apenas 5% das pessoas são causa neste mundo.



O QUE É EFEITO?



Efeito é a tudo o que acontece na sua vida e que você não esperava, não queria, ou em outra palavras, é uma avalanche de situações acontecendo na sua vida, mas você não pode controlar, apenas tem que dar um jeito de absorver.



As situações complicadas que acontecem na sua vida, os sofrimentos, as crises, os conflitos, os momentos de carência e solidão, são efeitos! Deixe-me explicar isso melhor.



Muitas pessoas não conhecem o poder dos bons sentimentos e, por isso, os seus próprios sentimentos são reações ou respostas a tudo o que acontece com elas. Ser apenas a reação é ser causa.



Elas colocaram os seus sentimentos em um estado automático que mais se parece com uma alienação, ao invés de prestarem mais atenção neles. E assim, quando alguma coisa boa acontece, elas se sentem bem. Quando alguma coisa ruim acontece, elas se sentem mal, nem percebem que seus sentimentos são a causa do que acontece com elas. E por isso, como elas sempre reagem por meio de sentimentos negativos, estão irradiando mais sentimentos negativos e recebem de volta mais circunstâncias negativas. Ficam presas no círculo vicioso os seus próprios sentimentos e suas vidas ficam girando nesse círculo, e assim, elas não chegam a lugar nenhum.



O motivo pelo qual se comportam assim: elas estão reagindo pelo efeito!



Qual é a receita para mudar as suas vidas?



É preciso tornar-se a causa! Somente assim este círculo será rompido e novas experiências providas de luz, alegria, prosperidade e amor serão vividas.



Tornar-se a causa é aprender a lapidar seus sentimentos, curando as suas emoções inferiores.



Tornar-se a causa é reconhecer que somos espíritos vivendo uma experiência material e que temos uma missão neste mundo.



Tornar-se a causa é aprender a estabelecer metas pessoais sintonizadas com a verdade da própria alma e assim viver focado nestes objetivos.



Tornar-se a causa é saber que tudo que acontece em sua vida vem por magnetismo determinado pela qualidade dos seus sentimentos, pensamentos e emoções.



O sofrimento é o efeito, a cura é a causa!



O medo é o efeito, a fé é a causa!



A culpa é o efeito, o aprendizado sobre ela é a causa!



E você, é causa ou efeito?











VOCÊ RECONHECE QUEM É PSICOPATA?







Você reconhece quem é Psicopata?

:: Silvia Malamud ::



Psicopatas são pessoas que estão na margem psico-emocional da normalidade, mas não se iluda, apenas estão na margem. Sabem que existe a lei, porém, tem inteligência suficiente para passarem despercebidos enquanto cometem atrocidades. Psicopatas geralmente agem dentro deste espectro de ação desde a mais tenra idade e o grande mistério é que o fato de terem ou não acontecido situações emocionais graves anteriormente, não funciona como regra para que o mesmo atinja este estado.



Recentemente, tive notícias de um menino adotado por volta de 4 anos de idade que se mostrou bastante receptivo à família e também dentro do esquema afetivo-cultural proposto pela mesma. Passados exatos 4 anos da adoção, o gato da família apareceu estrangulado na cozinha e, a partir de então, inúmeras situações desta ordem foram ocorrendo na escola da criança e arredores. Neste caso específico, foi mais fácil de desvendar a trama por conta de determinadas situações que ofereceram evidências, o que também não costuma ser comum. Além disso, no pequeno histórico de vida da criança, já se constava uma série de abusos sexuais e de maus tratos, o que como foi referenciado, não necessariamente precisa ser uma regra para o desenvolvimento de um psicopata, embora até possamos pensar em ser um elemento facilitador.



De acordo com Philippe Pinel, o psicopata seria "um louco sem apresentar nenhum prejuízo intelectual". Outras pessoas, porém, controvertem alguns pensadores observando que as ações dos psicopatas evidenciam delírio e declínio intelectual quando não há discernimento ou preocupação com regras e convenções. Eles sabem que existem, mas fazem o que querem. Reconhecidamente, não possuem o quesito "culpa" e a palavra "empatia" não consta no dicionário deles e, muito embora, até possam entender o que significa, não entram em contato emocional com o sentido.



Histórias sobre psicopatas conhecemos de monte, mas o que nos aflige talvez seja verificar a capacidade que o ser humano tem de não ser humano e ainda assim agir como tal em meio à sociedade.



Muito cuidado, porém, ao chamar alguém de psicopata. Não é incomum e certamente existem diversos graus de adoecimento neste sentido. Cabe saber ao certo que tipo de pessoa transita em sua vida e, se acaso for um psicopata, que grau de perigo você se encontra e o principal, o que fazer.



Certa vez, atendi uma pessoa que reside fora do Brasil por conta de um irmão psicopata obcecado por ela e que a violentou repetidas vezes ao longo de sua vida até que, para se proteger, mudou de cidade ficando por anos sem dar notícias. Na ocasião em que se casou, teve um filho e quando o mesmo tinha por volta de 5 anos resolveu visitar a família, na intenção de mostrar o garoto. Não satisfeito, o irmão estuprou o menino, avisando ainda que não sossegaria enquanto não a "pegasse" novamente... Obviamente, que este é um recorte de um relato imensamente maior, com inúmeras variantes e intervenções familiares, médicas e até mesmo policiais. Neste caso específico, infelizmente nada deu conta de efetivamente frear o tal psicopata irmão.

Alguns autores denominam o Psicopata como o sujeito portador da insanidade da Moral.



Nem todos cometem atrocidades físicas, porém, cometem atrocidades de ordem moral. Muitos são habilidosos em encanto pessoal e capacidade de manipulação, utilizando a mentira de modo tão espontâneo que é praticamente impossível definir quando mentem, posto que o fazem olhando nos olhos em meio a atitude totalmente neutra. O pior é que sabem que estão mentindo e sequer sentem vergonha, arrependimento, ou desprazer. Mentem como meio de sobrevivência social, sem nenhuma justificativa ou motivo.



De acordo com Schneider "A psicopatia é de essência constitucional no sentido de ser pré-existente e nada a tem a ver com vivências anteriores".

"Psicopata é uma maneira de ser no mundo, é uma maneira de ser estável".

E você concorda com esta frase? Conhece alguma estória que evidencia a ação de um psicopata? Qual sua opinião a respeito?









A DOR DE UMA TRAIÇÃO

A dor de uma traição          -    Maria Isabel Carapinha

Sempre começa com muito romance, entendimento, compreensão, frio na barriga e inúmeras sensações que nos fazem contar as horas e os minutos para encontrar aquela pessoa que de alguma forma parece ser o que nos faltava. Por ela suspiramos, deixamos a mente viajar, fazemos loucuras e acima de tudo ficamos cegos, sim, cegos pelas nossas projeções depositadas na pessoa. A paixão não permite que enxerguemos o outro como ele realmente é, mas sim, na projeção do que idealizamos.




Existe um segredo em relacionamentos que faz você perceber com clareza o que está acontecendo, que é desacelerar. O tempo revela tudo que você precisa saber e ir com muita sede ao pote faz você beber toda a água sem nem ao menos prestar atenção no que havia nela ou no seu sabor real.



Quando você desacelera e passa a prestar atenção no que está acontecendo pode observar cuidadosamente se não está repetindo um vício ou um bloqueio em sua vida, atraindo situações similares no intuito de fazer uma história diferente, que nunca será concretizada, porque energeticamente você permanece com os mesmos vícios de comportamento.



Quando ocorre uma mudança de comportamento em alguém, todos à volta sentem, menos a pessoa que emocional e cegamente se envolve sem prestar atenção no que está vivendo. Viver e enxergar a verdade, por vezes dói muito, mas optar pela negação fará com que todas as emoções que serão reprimidas ao longo do tempo um dia explodam.



Este explodir de emoções pode vir de várias formas: pode ser em uma doença, pode ser em um imenso sentimento de raiva que impedirão que sua vida deslanche, pois você estará sempre conectado ao passado, ou pode ainda vir na forma de chantagem emocional contínua. Todos esses comportamentos, no entanto farão com que você deixe de viver e que não abrace a possibilidade de ser feliz para sempre.



Admitir que você esteja sendo traída ou traído é um dos sentimentos mais duros que um ser humano pode sentir, é a sensação de ser deixado de lado, de ser substituído e isso vai de encontro ao instinto natural de autodefesa e orgulho. Admitir e modificar a situação é ainda mais difícil, pois é necessário dizer que um dia falhamos, que escolhemos a pessoa errada, que não enxergamos quem de fato a outra pessoa era.



Aqui entra algo muito importante: toda escolha errada é sim uma grande oportunidade que a vida lhe dá para que você cresça e modifique seu comportamento. Você atraiu, sim, esta pessoa para sua vida porque naquele momento se encontrava energeticamente como ela, ai, ai, ai... agora foi duro, pense...



A maior lição que podemos tirar com a dor da traição é amar-se em primeiro plano, resgatar esse amor-próprio que muita vezes nos levou à negação do que percebíamos diariamente.

Sentir e reconhecer a dor da traição e vivê-la com intensidade a levará à aceitação e quando você de fato aceitar que está só e que foi traída, fará com que busque ajuda. Modifique seu padrão vibracional, elimine seus bloqueios e tenha uma vida nova.



Jamais se isole ou sufoque o que está sentindo. O sentimento desta dor é real e intenso, mas não tem volta. Um copo lindo de cristal transparente e brilhante se um dia se quebrar e você o colar, jamais será o mesmo! Será para sempre um copo, mas cheio de remendos.



Esclarecer fatos e buscar a verdade, muitas vezes se torna importante para mentes racionais que precisam de explicações concretas, mas não irão mudar a essência do que aconteceu e por vezes lhe trarão mais sofrimento e dor.



A reclusão ou o luto após a dor da traição são necessários para que você possa juntar todos os pedacinhos que sobraram do seu ser, e então buscar ajuda no intuito da transformação como pessoa.

Você jamais terá uma oportunidade maior de aprender a respeito de você mesma e da vida do que nos relacionamentos.



A Mesa Radiônica nos leva à cura de padrões repetitivos de comportamento, incluindo aqui como o tema sugere, a rejeição que um dia pode ter sido despertada em sua infância ou ao longo de sua vida por situações vividas e não resolvidas.



Tudo o que fazemos e vivenciamos em um relacionamento nos prepara para um dia vivermos o amor em sua plenitude, um amor total e incondicional por nós mesmos e pelo outro que em momentos nos faz esquecer que somos seres individuais e passamos a nos sentir como se fôssemos uma única alma, de tanto que desejamos tudo de melhor ao outro sem nada esperar em troca. Esse amor incondicional nos faz emanar o que há de melhor em nós para o outro e, assim, recebemos de maneira inesperada o que de melhor o outro pode emanar para nós.

Seja em que etapa você se encontre hoje no seu relacionamento, nunca se esqueça de manter sempre contato com o seu coração ele o levará a tudo que precisa saber.



Há tempos atrás, atendi um senhor que falava muito bem, tinha explicações coerentes para tudo, sentia-se muito conhecedor da essência do ser humano, mas tinha um sério problema com a esposa em depressão. Ela já havia tentado se matar e se tornara um peso insuportável de dependência em sua vida. Por ser a mãe de suas filhas, como assim me disse, queria muito bem a ela e queria que ela voltasse a viver.



Perguntei a ele quando aquela depressão havia se iniciado e ele me disse não ter absoluta certeza, mas pensava ser há uns dez anos.



Expliquei como funcionava o tratamento com a Mesa Radiônica e pedi que o primeiro atendimento fosse com a sua esposa e depois nele. De imediato, ele argumentou que a esposa, jamais iria sozinha e, de pronto, perguntou se podia ficar junto com ela. Expliquei-lhe então que de minha parte não havia problema, mas por vezes encontrávamos conteúdos muito íntimos e que a pessoa tinha necessidade de falar sobre eles. Ele me disse que entre eles não havia nenhum segredo e que sua vida era estável e muito aberta.



Iniciei, na semana seguinte, o atendimento de sua esposa com a presença dele na sala, explicando que inicialmente faríamos um equilíbrio geral de suas frequências energéticas, o que a faria se sentir muito melhor e aliviada e, em seguida, iniciaria então a identificação de cada um dos bloqueios que estariam fazendo com que ela se sentisse da forma como se encontrava.

Apontamos alguns bloqueios bem significativos, mas, em determinado momento, identifiquei uma data e questionei o que havia acontecido e ela, compulsivamente, começou a chorar, pois a depressão em que se encontrava impedia que os sentimentos fossem controlados, pois como citei acima, ela estava à beira da explosão e foi exatamente o que aconteceu.



Ela começou a contar que havia descoberto que ele tinha uma amante e descreveu em detalhes como tudo havia sido esclarecido e, a partir daquele dia, deixara de viver, partiu para a negação e com a negação vieram os aspectos de doença.



Em anos que trabalho nesta área, nunca havia passado por nada tão constrangedor, mas na solução de todo este caso, acompanhei-a intensamente na dor da separação como ela assim decidiu e no despertar para uma nova vida feliz em que se encontra hoje.



Isso me torna extremamente realizada como instrumento que me sinto na vida das pessoas sempre com o intuito de ser um canal Divino para tornar a vida das pessoas melhor.



POR QUE É DIFÍCIL ACEITAR UMA SEPARAÇÃO?








Por que tá tão difícil aceitar que acabou?

:: Rosana Braga ::



Claro que quem começa um relacionamento quer que dê certo. Poucas são as pessoas que, de verdade, entram querendo sair. A maioria torce para que os sentimentos bons cresçam e que esse encontro sirva como motivo de grande felicidade. E que bom que seja assim, senão, nem faria sentido.



Mas o fato é que relacionamento dá trabalho. Exige atenção, dedicação, maturidade, disponibilidade, flexibilidade, conciliação, revisão de valores, crenças e escolhas. Enfim, é uma área da vida como qualquer outra. E se você quer que dê certo, tem de investir. Assim é que se faz com áreas como a profissional, familiar, saúde, espiritual, financeira, entre outras.



A única diferença, talvez, é que poucas ou nenhuma outra nos cause tantas dúvidas e medos, assim como desperte intensidades e rompantes das quais nem nós mesmos nos sabíamos capazes. É o amor... e o amor é um convite que a vida nos faz como uma oportunidade para evoluirmos. Só que nem sempre conseguimos aceitar os desafios que chegam com esse convite.



Um desses desafios se trata do fim. Como aceitar que acabou? Como saber se é mesmo a hora de desistir? Como desapegar e compreender, de uma vez por todas, que a evolução também está no ato de deixar o outro ir embora?



De forma alguma, quero deixar parecer que sou a favor da separação sem que absolutamente tudo de saudável e respeitoso tenha sido tentado para salvar a relação. Terminar um casamento ou qualquer relacionamento significativo é mesmo muito doloroso e frustrante. É realmente muito difícil e penoso passar por esse processo. Portanto, que o fim se dê por uma razão que o valha. E que razão é essa?



Bem, cada um terá a sua, sem dúvida. Para o amor, não existem cartilhas ou manual de regras. No entanto, penso que o fim se justifica por aquilo que falta na relação e que é imprescindível para um dos envolvidos ou para os dois. E isso muda de pessoa para pessoa. O que é imprescindível para você pode não ser para mim. E vice-versa.



Isso pode ser diálogo, romantismo, sexo, confiança, fidelidade, vida social, aceitação da família, participação da mesma religião, dinheiro, entre muitos outros motivos. E não tem essa de ser certo ou errado. Certo é o que dá certo. E errado é o que dá errado. Simples assim. Uma questão de valores, preferências e crenças. Apenas precisamos cuidar para não nos sabotarmos e nem nos perdermos do que realmente importa. Mas isso é uma questão de coragem e autoconhecimento.



O problema -o grande problema, por sinal- é quando está dando errado e a pessoa simplesmente insiste, sem mudar de atitude, sem conversar adequadamente, sem "levar a relação para o médico", ou melhor, para a terapia de casal - se é que você me entende! Assim, o casal vai prorrogando o fim e adiando a separação sem que nada de realmente eficiente e inteligente seja feito.



Continuam discutindo, acusando um ao outro, repetindo as mesmas brigas, provocando mais lágrimas, mais dor, mais constrangimento para os filhos e outras pessoas ao redor. Continuam negligenciando detalhes essenciais como respeito, ouvir o outro de verdade, assumir novos comportamentos, abrir mão do que desagrada o outro. Enfim, continuam fazendo tudo o que dá errado esperando que, milagrosamente, dê certo. Pra quê? Até quando? Quanto ainda pretendem se machucar e se destruir até que parem com isso de uma vez por todas?



Se você se vê nessa situação, apegado a um relacionamento falido, doente e triste, pare de espalhar mais o que há de pior em você. Comece a buscar o seu melhor. E isso pode significar ter de admitir que vocês não estão conseguindo sozinhos e procurar ajuda de um especialista para chegar a conclusão mais honesta para todos.



Pare de insistir em mais dor e mais sofrimento. Resgate sua dignidade. Admita que esse relacionamento, do jeito que está, não pode mais continuar. Quem sabe num outro momento, mais maduros e preparados, possam recomeçar? Senão juntos, pelo menos inteiros e melhores...









QUAL A SUA REAÇÃO DIANTE DA INCERTEZA E DO MEDO?







Como você reage diante da incerteza e do medo?

:: Graziella Marraccini ::



O homem, e ele sozinho, sente a necessidade de conhecer o seu futuro. O animal, regido pelos instintos, não precisa. Mas por que fazemos isso? Porque nos sentimos inseguros, pois temos medo de morrer. Apesar de saber que ela é inevitável, tememos a morte. Por essa razão queremos aproveitar a vida ao máximo mantendo nosso futuro sob controle. Fazemos uma poupança ou um seguro porque temos medo do futuro, para não falar do medo da pobreza, da solidão, do abandono, enfim, temos medo um pouco de tudo, não é mesmo?

Na realidade, não nascemos com a noção do medo, apesar de chorarmos assim que saimos do ventre acolhedor de nossa mãe. A medicina diz que é a dor do ar entrando e expandindo os nossos pulmões que nos faz chorar! Porém, os psicólogos afirmam que já no momento do corte do cordão experimentamos a noção do abandono e, consequentemente, criamos em nós o medo de morrer. Na medida em que crescemos, percebemos que nem sempre podemos contar com a proteção de nossos pais, já que percebemos que eles não poderão estar sempre presentes em nossa vida. Aliás, são eles mesmos que nos ensinam desde pequeninos a fugir dos perigos, ou seja, eles nos ensinam a ter medo.



É bem verdade que nem todo mundo assimila a noção do medo da mesma forma. Dependendo do seu temperamento, cada um de nós reagirá diferentemente a cada ocasião. Eu já escrevi outros artigos sobre os Quatro Temperamentos (vejam na seção de Astromedicina no meu site pessoal) básicos, mas vou lembrar as noções básicas para que possamos compreender melhor o meu raciocínio. A Astrologia dividiu o zodíaco em doze signos dos quais três pertencem a um mesmo elemento. Então, temos três signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário; três signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio; três signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário, e três signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Cada um deles também possui uma qualidade diferente, iniciando com o Cardeal, o Fixo e o Mutável.



Basicamente serão os elementos a darem o tom às nossas características pessoais. A astrologia convenciona ensinar que os signos de Fogo possuem uma energia irradiante, excitável e entusiástica. Por isso, as pessoas que têm signos de Fogo predominantes no mapa são geralmente mais temerárias, arriscam-se mais e têm uma experiência de vida mais centralizada na sua identidade pessoal (eu sou) e por isso reagem positivamente diante do medo, lutando para afastá-lo de si, para derrotá-lo. Eles dependem principalmente do Sol e de Marte e também de Júpiter e se posicionam de forma ativa diante dos obstáculos. Seu temperamento é chamado de Bilioso e, por essa razão, a bíles é considerada seu ponto fraco no organismo, sendo o órgão onde eles armazenam a raiva quando contrariados.



As pessoas dos signos de Terra possuem um temperamento Nervoso, cujos dispositores são Mercúrio e Saturno e também Urano. Estes indivíduos estão conectados intimamente com o elemento físico de nosso planeta e com sua realidade. Os signos de Terra precisam de segurança e do "aqui e agora", confiando principalmente no seu raciocínio, mais do que em sensações ou em teorias abstratas. Quem pertence ao elemento Terra, é geralmente disciplinado e confiável, mas precisa sentir firmeza e, portanto, sofre muito diante da incerteza, reagindo com crises de ansiedade e de nervosismo. Quem tem o elemento Terra predominante no mapa tende a ser cauteloso e convencional, aceita dificilmente novos desafios que não tenham sido assimilados e analisados com antecedência, por isso reage com resistência a algo que ainda não aprendeu a conhecer. Esse elemento predispõe a pessoa a doenças de origem nervosa.



As pessoas do signo de Ar possuem a energia vital relacionada com a respiração, com o "prana". Mesmo invisível, ele é indispensável à vida! O domínio do Ar é aquele do intelecto, do mundo das idéias arquetípicas que se encontram alem do véu físico, por isso, esses signos possuem uma capacidade incrível de criar e realizar projetos, mesmo que não sejam capazes de realizá-los de forma prática. Podemos dizer que neste grupo encontraremos os inventores, que através de suas criações mudam as sociedades e também a humanidade. O temperamento dos signos de Ar é considerado Sangüíneo, e esses sujeitos têm tendência à apoplexia, alterações da pressão sangüínea, sendo geralmente muito ativos. Mercúrio, mas também Júpiter, irá conferir-lhes a aptidão para as atividades intelectuais e científicas mas também para a ação. Essas pessoas poderão reagir positivamente ao medo, encontrando soluções criativas para enfrentá-lo, mas nem sempre essas soluções serão capazes de lhes devolver a tranquilidade mental!



As pessoas que pertencem ao elemento Água são sensíveis ao meio-ambiente onde vivem e percebem, mais do que os outros signos, todas as sutilezas e nuanças que as emoções são capazes de expressar. O elemento Água representa o reino das emoções profundas e das reações sentimentais. Por essa razão, os natos dos signos de Água são muito sujeitos às magoas e às perturbações de ordem emocional. Geralmente, reagem muito mal ao medo e à ansiedade, podendo sofrer de instabilidade por causa de cismas e premonições, geralmente enganadoras. A predominância deste elemento confere o Temperamento Linfático cujos dispositores são principalmente a Lua, Vênus e Netuno. Aqueles que pertencem a este elemento terão tendência à hidropisia (retenção de líquido), à falta de glóbulos vermelhos no sangue e sofrerão de perturbações emocionais intensas que perturbarão seu sono. Mas não creiam que a Água seja um elemento fraco: ela carrega a Terra, apaga o Fogo, contorna o obstáculo e sabe até fazer furos em pedras!



Lembro aos meus leitores que não é somente o signo astrológico do Sol que determina o elemento predominante do seu mapa, mas a soma de vários fatores como o signo Lunar, o Meio do Céu, o signo Ascendente, ou um stellium de planetas num determinado signo. Astrologia é uma ciência muito complexa, mas é abrangente como nenhuma outra e pode auxiliar você no caminho do autoconhecimento lhe fornecendo as ferramentas necessárias para direcionar suas ações e superar os momentos de crise! E você, caro leitor, como reage diante da incerteza? Como enfrenta o medo?





A SIMBOLOGIA DO SEU MAPA ASTRAL





Entendendo a simbologia de seu Mapa Astral

:: Sergio Scabia ::



Queremos aqui apresentar numa única e simples tabela, bastante fácil de ser consultada, os mais importantes tópicos que formam a base do Mapa Natal. Poderá ser muito útil para decodificar as palavras mais "complicadas" encontradas na interpretação de seu Mapa. É um estudo rápido de Signos, Planetas, Casas e Aspectos planetários. Vale a pena ter à mão!

Os PLANETAS são energias diferenciadas que representam funções da personalidade ou algum tipo de força atuante. Estas se sintonizam e desencadeiam ou atraem ações ou circunstâncias específicas inerentes, alimentando nossas necessidades e ajudando-nos a desenvolver nossas potencialidades. Desta forma criam a confiança e evolução.





SOL representa a vontade intima, a potencialidade do ser, a essência, a determinação, a consciência, o "self", o padrão de identidade. O signo do Sol é a área de desenvolvimento mais importante do ser.



LUA representa as reações e os hábitos emocionais. A Casa onde a Lua se encontra descreve a área na qual as emoções são despertadas; o Signo onde a Lua se encontra define a natureza de suas reações emocionais.



MERCÚRIO representa o intelecto, a razão, a lógica, a mente concreta e racional. O signo que contem Mercúrio descreve de que maneira a pessoa acumula e transmite informações. A Casa de Mercúrio indica a área da vida onde a razão atua e o padrão de identificação da razão.



VÊNUS representa o poder de atração da pessoa. Indica de que forma amamos e buscamos parcerias, seja no nível físico que no nível social. O Signo onde Vênus se encontra, descreve de que forma atuamos nos assuntos do coração. A Casa onde Vênus está, nos mostra a área onde temos mais possibilidade de exercer nosso poder de atração.



MARTE representa a ação, a energia, a realização, a independência, o desejo de ser franco. O Signo onde Marte se encontra descreve de que forma a pessoa se afirma e toma iniciativas. A Casa indica a área da vida onde você irá exercer sua capacidade de iniciativa e de ação.



JÚPITER representa o processo de expansão humana nos aspectos físicos, materiais, espirituais e sociais. O Signo onde Júpiter se encontra descreve de que maneira esta experiência ocorre. A Casa, indica as áreas da vida onde esta expansão irá atuar.



SATURNO representa a limitação e a restrição. Ele nos permite um grau de conscientização dentro dos limites impostos por nosso destino. O Signo onde encontra-se Saturno, mostra de que forma interagiremos nesse aspecto A Casa, indica a área onde devem ser aplicadas as responsabilidades fundamentais de nossa vida. São áreas carmáticas.



URANO representa a liberdade e a ruptura de vínculos para uma elevação do nível na consciência coletiva. O Signo onde Urano se encontra indica de que forma iremos evoluir nessa experiência renovadora. O a Casa indica a área onde iremos atuar.



NETUNO representa a inspiração, o idealismo e a substancia espiritual, a compaixão. O Signo onde Netuno se encontra indica de que forma atuamos para desenvolver a espiritualidade. A Casa mostra a área da vida onde iremos utilizar a energia netuniana.



PLUTÃO representa a morte, a transformação, o poder e o sexo. O signo onde Plutão se encontra mostra de que forma você exerce o poder de liderança e capacidade transformadora. A Casa descreve a área onde iremos desempenhar este papel transformador e renovador.



O ASCENDENTE é calculado a partir da hora do nascimento e indica o signo que se encontrava na linha do horizonte no momento exato em que o bebê respirou pela primeira vez. Ele influencia o corpo físico e a aparência, a ‘persona’, e mostra de que forma nos apresentamos para o mundo exterior. Confira na figura a posição com relação ao signo. Evite confundir as linhas que delimitam a casa com as linhas que `contém` o signo.



(MC) O Meio do Céu indica o ponto mais elevado do Mapa e mostra as aspirações e a carreira e projeção que a pessoa irá desenvolver na sua vida. O signo onde se encontra a cúspide do MC indica a área onde alcançaremos o sucesso profissional. Verifique que a seta vermelha marca o começo da casa 10.



(RF) A Roda da Fortuna é um ponto fictício do Mapa Natal e a Casa onde se encontra indica a área onde a pessoa tem a maior chance de conseguir dinheiro e sucesso. Este ponto é situado numa distância relativa entre o Sol e a Lua, calculado a partir do Ascendente.



(NL) Os Nódulos Lunares são também pontos fictícios. É o lugar onde a Lua, em sua órbita, secciona o Equador Celeste. O Nó Ascendente, ou Cabeça do Dragão, é tido como benéfico e de natureza jupiteriana. O Nó descendente, ou Rabo do Dragão, é de natureza maléfica e da natureza de Saturno. Eles se movimentam de forma retrógada. O que aparece na figura ao lado é o superior.



Os S I G N O S definem qual será a natureza da ação

"Positivo" e "Negativo" representam simplesmente polaridades extremas.

No caso do negativo, considere os conceitos como eventuais desafios a serem encarados na sua jornada evolutiva.





ÁRIES Fogo - 21/3 - 20/4 Cardeal

Positivo: Agressivo, corajoso, pioneiro, empreendedor, destemido, intuitivo.

Negativo: Intrometido, preocupado consigo mesmo, combativo, defensivo, descuidado.



TOURO Terra - 20/4 - 21/5 Fixo

Positivo: Determinado, habilidoso, perseverante, pratico, sensualmente perceptivo.

Negativo: Teimoso, avarento, obstinado, preguiçoso, comodista, possessivo, materialista.



GÊMEOS Ar - 21/5 - 21/6 Mutável

Positivo: Comunicativo, interessante, flexível, engenhoso, inteligente, curioso.

Negativo: Dispersivo, superficial, indigno de confiança, mutável, tagarela, manipulador.



CANCER Água - 21/6 - 22/7 Cardeal

Positivo: Cuidadoso, afetuoso, protetor, sensível, receptivo, romântico.

Negativo: Dependente, melancólico, faccioso, retrogrado, medroso, emocionalmente instável.



LEÃO Fogo - 22/7 - 23/8 Fixo

Positivo: Criativo, generoso, decidido, , expressivo, afetivo, vigoroso, altivo.

Negativo: Egoísta, voluntarioso, presunçoso, exagerado, exigente, dramático, vaidoso.



VIRGEM Terra - 23/8 - 23/9 mutável

Positivo: Criterioso, útil, eficiente, organizado, detalhado, analítico, prático

Negativo: Critico, queixoso, perfeccionista, puritano, preocupado, hipocondríaco



LIBRA Ar - 23/9 - 23/10 Cardinal

Positivo: Cooperativo, equilibrado, artístico, diplomático, interessado, sociável.

Negativo: Manipulador, indeciso, facilmente influenciável pelos outros, superficial.



ESCORPIÃO água - 23/10 - 22/11 fixo

Positivo: Intenso, profundo, controlado, poderoso, perceptivo, transformador, passional.

Negativo: Possessivo, controlador, desconfiado, vingativo, destrutivo.



SAGITÁRIO fogo - 22/11 - 21/12 mutável

Positivo: Expansivo, otimista, visionário, honesto, filosofo, sincero, respeitoso e aventureiro.

Negativo: Excessivo, fanático, desonesto, grosseiro, irresponsável, espaçoso, atirado, não aceita limites.



CAPRICÓRNIO terra - 21/12 - 21/1 cardinal

Positivo: Responsável, bem-sucedido, ambicioso, trabalhador, respeitoso.

Negativo: Critico, autoritário, rígido, pessimista, aproveitador, pão duro, excessivamente ambicioso.



AQUÁRIO ar - 21/01 - 19/2 fixo

Positivo: Original, inventivo, progressista, reformador, consciente da coletividade, altruísta.

Negativo: Excêntrico, caprichoso, rebelde, frio, inconvencional, revolucionário.



PEIXES água - 19/02 - 21/3 mutável

Positivo: Idealista, espiritual, sensível, generoso, compassivo, mediúnico, romântico e sonhador.

Negativo: Escapista, tolo, medroso, irrealista, instável, dependente e depressivo, fora da realidade.



A s C A S A S: são as cenas onde a ação acontece e abrangem todas as principais áreas de nossa vida.

Casa 1

ASC

A porta de acesso à vida, a auto-imagem, a aparência pessoal, a estrutura do corpo. O Signo desta Casa, chamado Ascendente, descreve a mascara que usamos nas relações com o mundo. Tem relação com Áries.

Casa 2

A porta para a sobrevivência. Aqui estão os bens e recursos pessoais; as energias físicas e psíquicas. Os talentos, os recursos. O Signo na Segunda casa descreve o tipo de energia necessária à sobrevivência material. Tem relação com Touro.

Casa 3

A porta para o conhecimento. O Signo que se encontra nesta Casa mostra de que forma nos relacionamos com o próximo, os irmãos, as viagens curtas e a educação básica, e pequeno comércio. Tem relação com Gêmeos.

Casa 4

A porta para o lar. Rege a família e a mãe ou seu representante. O Signo da quarta Casa indica como serão geridas suas necessidades no ambiente familiar, suas emoções, e suas primeiras experiências em família. Tem relação com Câncer.

Casa 5

A porta para a reprodução, seja artística que física. É a Casa do divertimento, da criatividade, das brincadeiras, do amor e das crianças. O Signo nesta Casa define de que forma continuaremos a existir nas coisas que criamos. Tem relação com Leão.

Casa 6

A porta para a responsabilidade. É o símbolo do serviço e do trabalho. O Signo nesta Casa indica de que forma enfrentamos as responsabilidades de nossa vida diária e também de que forma expressamos nas pequenas doenças, nossas frustrações. Tem relação com Virgem.

Casa 7

A porta para os relacionamentos. É a Casa do matrimonio, das parcerias que exigem participação comum. O signo nesta casa indica de que maneira somos atraídos pelos outros e mostra a qualidade que buscamos num companheiro. Tem relação com Libra.

Casa 8

A porta para a transformação. É a Casa da morte, do sexo e do poder. O signo nesta casa descreve de que forma abordaremos as mudanças necessárias na nossa vida e conseguiremos a transmutação. Tem relação com Escorpião.

Casa 9

A porta para a sabedoria. É a Casa das grandes viagens, da educação de nível superior e da formação filosófica e religiosa. O signo nesta casa indica de que forma iremos aprendemos sobre princípios e padrões éticos e como respeitamos as leis e a moral. Tem relação com Sagitário.

Casa 10

MC

A porta para o sucesso. É a Casa da carreira e da ascensão social . É a casa do pai ou do representante do pai. Tem relação com Capricórnio.

Casa 11

A porta para o futuro. É a Casa de nossos projetos de vida, de nossas amizades e dos movimentos coletivos que nos ajudam a formular metas para o futuro. O Signo nesta Casa indica como encaramos as experiências de grupo. Tem relação com Aquário.

Casa 12

A porta para o inconsciente. Ë a Casa das experiências passadas, a casa do Karma, do sofrimento e dos desafios que encontramos e onde provamos nossa fé num Ente Superior. O signo nesta Casa indica de que forma devemos resgatar nosso passado. Tem relação com Peixes.



Os ASPECTOS



Conjunção

Ocorre quando 2 ou mais planetas estão localizados dentro de um intervalo de 5 graus.

Quando isso ocorre os planetas são desafiados a funcionar juntos em equipe. Veja ao lado um exemplo.



Sextil

Dois ou mais planetas que se alojem dentro de um angulo de cerca de 60 graus.

Esses planetas envolvidos se auxiliam mutuamente, exigindo de nós participação adequada.



Quadratura

Dois planetas dentro de um angulo de cerca de 90 graus na órbita.

Podem representar conflitos de intenções.



Oposição

Quando dois planetas estão a 180 graus na órbita. Mostram a necessidade de equilibrar diferentes polaridades. Somente quando superarmos a dualidade teremos resolvido o desafio.



Trígono

Quando dois planetas estão a 120 graus na órbita. Os planetas em geral neste aspecto oferecem auxílio reciproco. Ë um aspecto muito positivo.









O TRÂNSITO DE SATURNO EM ESCORPIÃO








Saturno vai transitar em Escorpião a partir de outubro: o que muda na minha vida?

:: Graziella Marraccini ::



Apesar de serem temidos, os trânsitos de Saturno não precisam ser encarados com receio. Muito se fala sobre o "efeito Saturno" por ele ser considerado o arquétipo do Pai Cósmico, limitador, castrador, aquele que nos coloca no cercadinho e nos grita um grande NÃO no ouvido! Na mitologia Romana, Saturno era o Deus que protegia a agricultura, o plantio e a colheita. Ele correspondia ao Deus Cronos da mitologia grega; filho de Urano e Geia (a Terra) e pai de Júpiter (Zeus). Saturno era considerado o Deus do Tempo aquele que marca o período que nos prende ao carma terreno e nos mostra e ensina o caminho da evolução através de percalços e obstáculos. De fato, sob sua influência nos sentimos 'presos ao tempo', como se estivéssemos atados por correntes a um destino que nos impede de andar depressa, de extrapolar e ir onde desejamos! Sim, Saturno é um Deus Pai que nos ensina a ser pacientes, e a paciência é algo que os agricultores conhecem muito bem já que o respeitam desde o plantio até a colheita de seus frutos. Os ciclos das estações são regidos por Saturno, assim como as horas, os minutos, os segundos...



Saturno representa um processo limitativo e restritivo em muitos sentidos, mas ele nos oferece também a oportunidade de crescer, de plantar e de colher. Ele nos ensina que nada cai do céu e que se quisermos colher, precisamos arregaçar as mangas e trabalhar duro, nos sujeitando as intempéries e aos obstáculos de todo tipo. Sobretudo, ele nos ensina a ser pacientes! A responsabilidade é resultado do processo de escolha que examina o processo evolutivo e avalia nosso amadurecimento. O mundo seria bem melhor se todos tivéssemos mais senso de responsabilidade, não é mesmo? Em nosso Mapa Natal Saturno indica em que área teremos que enfrentar os maiores obstáculos, as restrições, as limitações, mas também indica onde teremos mais oportunidade de crescimento tão necessário para a nossa evolução material e espiritual.



Na astrologia, Saturno simboliza o tempo, os obstáculos, a rotina, a velhice, a solidão e a fatalidade. Rege em nosso corpo a estrutura óssea, os dentes, pele, cabelo e todas as cartilagens e articulações, assim como o sentido da audição e a vesícula. Sua ação é cristalizadora, endurecedora e causadora de pedras, calcificações e calosidades. Bem sabemos o efeito que a velhice faz sobre o corpo humano, não é? Saturno possui um ciclo de aproximadamente 28 anos e meio, tempo que ele demora para dar uma volta completa ao redor do Sol. Ao circular sobre nossa mandala astrológica, considerando seu ponto de partida inicial, ele irá fechar os seus anéis passando de signo em signo e irá nos cercear, aprisionar, mas também examinar e nos dar oportunidades de nos tornar mais responsáveis e maduros. Eu costumo dizer que Saturno é como o ENEM: um examinador que verifica o quanto aprendemos naquele período e naquela área de atuação. Os ciclos de 7 anos aproximados (quadratura, oposições e conjunções) que se concluem aos 28, ½, são bem marcantes na vida dos seres humanos. Aconselho aos leitores que leiam o artigo escrito quando da morte de Amy Whinehouse (Morrer aos 27 anos). Mas não tenham medo, não precisamos morrer com o trânsito de Saturno, tudo porém dependerá de como sentimos a sua passagem sobre nosso mapa, e isso não é igual para todos!



Os librianos sofreram bastante nos últimos dois anos e meio em que Saturno transitou em seu signo! Porém, tive a oportunidade de constatar no meu consultório que, apesar das dificuldades que apresentou, ele foi um pai maravilhoso para aqueles que aceitaram suas responsabilidades: alguns tiveram filhos (após anos de infertilidade ou com distância enorme desde o primeiro filho), outros casaram, outros compraram casa, outros ainda estabeleceram uma carreira profissional duradoura e sólida. Todos trabalharam duro, certamente, mas seu esforço foi compensador. Esse é o efeito Saturno. Basta aceitar, sem resistência. E aprender.



No mês de outubro, Saturno ingressa em Escorpião onde permanecerá até o final de 2014 entre movimentos diretos e retrógrados. Em geral, na marcha direta ele nos apresenta o obstáculo, na retrogradação ele nos convida a avaliar a experiência vivenciada. O sofrimento que experimentamos no momento de sua passagem sobre pontos sensíveis de nosso mapa (e especialmente sobre os luminares, Sol e Lua) não serão esquecidos facilmente mas servirão para nos fortalecer. Todos nós temos escolhas, podemos ingressar na escola da vida e estudar com diligência e responsabilidade ou cabular aula. Livre-Arbítrio. O Universo nos dá essa possibilidade de escolha, então, o que você quer fazer?



Vamos analisar o significado desse ingresso também em nível mundial. O signo de Escorpião é regido por Plutão e representa a área de nossa vida que se relaciona com o controle, com o sexo, com o poder, com a morte. Usamos a energia plutoniana para nossos jogos de manipulação, que são muitas vezes necessários e úteis para vencer o medo. Durante os próximos dois anos e meio teremos oportunidade de fazer avaliações profundas na Casa astrológica (área de experiência) onde se encontra esse signo no nosso mapa. Sabemos (a psicanálise ensina) que o controle não é necessariamente ruim já que ele nos ensina como afastar e abafar os medos da morte surgidos desde nosso nascimento, ao sair do ventre materno. Precisaremos, portanto, avaliar cuidadosamente todos os nossos mecanismos de controle para utilizar as ferramentas certas e isso precisa ser feito com a ajuda de um astrólogo profissional.



Do ponto de vista mundial, esse aspecto pode indicar que teremos muitas mortes de pessoas poderosas (generais, ditadores, políticos, chefes de estado), que teremos um aumento da miséria coletiva, da fome e do êxodo, (talvez os poderosos se tornem mais responsáveis sobre esses assuntos?), aumentarão os terremotos, as erupções vulcânicas, os cataclismos, teremos mortes coletivas em túneis, cavernas e minas, assistiremos a quedas de pontes, viadutos e até a acidentes nucleares. Enfim, a destruição em massa irá aumentar muito causando muito medo nas coletividades. Possivelmente, esse trânsito indica que o Cosmo virá nos examinar e será como um ENEM para humanidade inteira, que servirá para verificar em que estágio estamos em nossa evolução espiritual. Caros leitores, quando falo de evolução espiritual não estou falando de religião, mas de fé, de sentimento de responsabilidade com o próximo, de valores morais e comportamentais, de amor universal. Precisamos ter mais responsabilidade sobre como usamos o sexo para manipular e controlar o nosso parceiro, como fazemos nossos joguinhos de controle para nos sentir poderosos. A política e os políticos serão os mais examinados e cobrados para tomarem medidas sobre esses assuntos, tenham certeza!



Se 2012 representa o Fim do Mundo, eu não posso afirmar, mas esse trânsito reforça e muito aquelas previsões catastróficas de que tanto fala a mídia. Momento de evolução, Ponto de Mutação. Mas lembrem-se, aqueles que tiverem a tenacidade e a persistência para fazer profundas modificações na área onde Saturno transita, certamente sairão vitoriosos e com muito mérito.



Bem , caros leitores, eu não vou me delongar muito pois teremos muitas ocasiões para examinar esse trânsito em outros artigos. Por enquanto, gostaria de desejar a todos uma viagem segura, já que não será tranquila. Façam uma análise de suas Progressões Anuais e dos Trânsitos Planetários e se preparem para superar esse exame do céu!







VOCÊ É MANIPULADOR OU SEDUTOR?








Você é manipulador ou sedutor?

:: Rosana Braga ::



Não sei se você já foi alvo de alguém assim, mas poucas situações são mais tensas e constrangedoras do que se relacionar ou conviver com uma pessoa que tenta, o tempo todo, te convencer de que você deveria ser diferente de quem é!



Por meio de críticas, comentários que subjugam e até de brincadeiras maldosas e sem graça, essa pessoa -que muitas vezes é a mesma que vive repetindo que te ama- parece querer provar o quanto você está equivocado por fazer o que faz, dizer o que diz ou pensar como pensa. Quer que você acredite que não passa de uma fraude!



A primeira pergunta que poderia ser feita para esta pessoa mal resolvida seria: "então, por que você continua comigo?". Afinal, se não está satisfeita, que procure alguém que a satisfaça, não é? Pois é... não, não é! Porque esse tipo de gente se alimenta exatamente desse tipo de relacionamento: baseado numa dinâmica onde o objetivo -mesmo que inconscientemente- é minar a autoestima do outro até fazê-lo sentir-se pequeno, pouco e sem valor.



Agora, a próxima pergunta seria justamente para quem está com essa pessoa que poderia perfeitamente ser chamada de "manipuladora", já que se trata de um adjetivo que descreve aqueles que tentam forjar, controlar e dominar o outro. E a pergunta seria: por que você está se deixando manipular? Por que está querendo, pelo menos enquanto continua permitindo esse tipo de relacionamento, ocupar o lugar de "manipulável". Além disso, no final das contas, manipulador e manipulável são dois lados de uma mesma moeda. São praticamente "iguais"!



As razões, tanto para quem está sendo o manipulador, quanto para quem está sendo o manipulável, podem ser muitas e particulares. Tem a ver, certamente, com a história de cada um. No entanto, as duas grandes questões sobre as quais podemos refletir diante dessa realidade são:



1. Se você é "o manipulável" e está com alguém que faz isso com você, está por quê? Algum ganho existe nesta história. Qual é? E para que você precisa desse ganho que, em última instância, é uma grande perda? Por exemplo: você "ganha" o lugar de vítima para parecer boazinha, compreensiva e vítima. Mas perde a chance vital de ser melhor e estar com alguém que enxerga e valoriza suas qualidades. Aliás, perde a chance soberana de aprender a valorizar a si mesmo!



2. Se você é "o manipulador" e se alimenta do constrangimento e do sofrimento alheio, faz isso por quê? Precisa estar diante de alguém que se sinta pior que você para poder se sentir bem? Esconde sua insegurança atrás da insegurança do outro? Tem medo de ser trocado e, por isso, tenta convencer o outro de que você é o máximo e precisa "agradecer" por ter alguém como você ao lado?



Será que não valeria a pena trocar esses jeitos de funcionar por outros bem mais interessantes, onde todos pudessem se sentir bem, evoluindo e amadurecendo? Sugiro que em vez de ocupar lugares tão desgastantes e ineficientes, que todos nós passemos a desempenhar papeis mais divertidos, tais como os de sedutores e seduzidos, com consciência e propósito.



Seduzir é encantar, fascinar, conquistar o outro. Sedução se faz com carinho, desejo, inteligência e criatividade. E deixar-se seduzir é ter olhos para o belo. É reconhecer o que o outro faz de bom, é deixar-se ser amado.



Por essas e outras, pare de tentar manipular a vida e o amor. Pare de tentar manipular as pessoas. Torne-se um inesquecível sedutor e esteja certo de que a vida, o amor, a pessoa que você ama e, sobretudo, você serão muito mais leves e felizes!